Sucessão de May fica entre Boris Johnson e Jeremy Hunt

Os dois candidatos disputarão voto do eleitorado conservador

21 jun 2019 - 15h20
(atualizado às 15h35)

O ex-secretário das Relações Exteriores do Reino Unido Boris Johnson e o atual chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, disputarão a liderança do Partido Conservador e, por consequência, o cargo de primeiro-ministro.

Boris Johnson e Jeremy Hunt durante debate na BBC
Boris Johnson e Jeremy Hunt durante debate na BBC
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na última votação entre os parlamentares da legenda, Johnson, também ex-prefeito de Londres, obteve 160 votos, enquanto Hunt ficou na segunda posição, com 77. Já o secretário do Meio Ambiente Michael Gove, com 75, foi eliminado.

Publicidade

Os dois vencedores disputarão agora a preferência dos 160 mil membros do Partido Conservador, em uma eleição via correio cujo resultado deve ser anunciado no fim de julho. Como a legenda tem a maior bancada no Parlamento, seu novo líder será o sucessor de May como primeiro-ministro até o fim da legislatura.

Histriônico e popular, Johnson, 55 anos, é o favorito. Hunt, 52, filho de um almirante da Marinha e ex-empresário, se apresenta como o desafiante "adulto". O ex-secretário foi um dos principais cabos eleitorais do Brexit e ameaça tirar o Reino Unido da UE sem acordo e sem pagar a conta do "divórcio", que totaliza 39 bilhões de libras.

Hunt, por sua vez, advogou pela permanência na União Europeia, mas se tornou defensor do Brexit, embora com tons um pouco mais pragmáticos.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações