Rússia ataca Kiev e outras cidades poucas horas após aprovação de sanções dos EUA

17 set 2026 - 09h14
Resumo
Horas após a Câmara dos EUA aprovar um duro pacote de sanções econômicas contra Moscou, a Rússia realizou uma intensa ofensiva com mísseis e cerca de 160 drones contra Kiev e outras regiões ucranianas, ferindo mais de vinte pessoas e danificando a rede de energia. O presidente Volodymyr Zelenskiy celebrou a medida legislativa americana, enviada para sanção presidencial, afirmando que a pressão econômica é indispensável para forçar Moscou a negociar o fim do conflito.

A Rússia atacou a capital ucraniana, ‌Kiev, e outras cidades com mísseis e drones durante a madrugada, ferindo mais de duas dezenas de pessoas, informaram autoridades nesta quinta-feira, poucas horas depois de o Congresso dos EUA ter aprovado um importante projeto de lei de sanções contra Moscou.

A Câmara ⁠dos Deputados dos EUA aprovou na quarta-feira a ampla legislação de ‌sanções e tarifas, defendida pelo falecido senador Lindsey Graham, destinada a intensificar a pressão econômica sobre a Rússia devido à ‌sua invasão da Ucrânia. O projeto ‌de lei já foi encaminhado ao presidente Donald Trump para ⁠ser sancionado.

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, saudou a aprovação do projeto de lei, chamando-o, juntamente com as medidas já existentes, de uma "ferramenta extremamente poderosa" que poderia ajudar a forçar a Rússia a pôr fim a uma guerra que já entra em ‌seu quinto ano.

"É simbólico que a Câmara dos Deputados dos EUA ‌tenha aprovado a Lei ⁠Lindsey Graham de ⁠Sanções à Rússia e ao Irã na noite de mais um ataque ⁠russo à Ucrânia com mísseis ‌balísticos, outros tipos de ‌mísseis e drones", disse Zelenskiy.

Moscou intensificou seus ataques aéreos nos últimos meses contra a Ucrânia, que está com um estoque criticamente baixo de interceptores de fabricação norte-americana necessários para ⁠derrubar mísseis balísticos.

A enxurrada de ataques durante a madrugada incluiu mísseis de cruzeiro antinavio "Oniks", mísseis balísticos, quatro mísseis de cruzeiro e quase 160 drones, informou a Força Aérea da Ucrânia nesta quinta-feira.

Publicidade

Não foram especificados os números ‌nem se algum dos mísseis balísticos, mais letais, foi interceptado.

Zelenskiy afirmou que sanções mais duras são essenciais para forçar a Rússia ⁠a retornar à mesa de negociações, depois que as conversações de paz apoiadas pelos EUA fracassaram no início deste ano.

"As sanções devem ser fortes para que todos os esforços pela paz - incluindo nossos esforços diplomáticos conjuntos com os Estados Unidos, a Europa e nossos outros amigos - possam ter sucesso", afirmou ele.

Zelenskiy disse que foram registrados danos em oito regiões da Ucrânia, com Moscou atacando infraestruturas de energia nas regiões de Sumy e Odessa.

O Ministério da Defesa russo informou que Moscou havia atacado embarcações utilizadas pelas Forças Armadas ucranianas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações