O presidente Vladimir Putin autorizou o Estado russo a assumir temporariamente a administração de infraestruturas críticas mal protegidas contra ataques de drones ucranianos. A medida abrange setores como energia, transporte e logística que falharem na proteção ou reparo de suas instalações. O governo negou planos de nacionalização, alegando foco em segurança, em meio à intensificação de ataques de Kiev contra refinarias e depósitos de grandes redes varejistas russas, como Wildberries e Ozon.
O presidente Vladimir Putin concedeu, nesta segunda-feira, ao Estado russo o poder de assumir o controle de infraestruturas de importância crítica, caso se considere que elas estejam mal protegidas contra ataques de drones ucranianos e outras ameaças.
Os poderes especiais, estabelecidos em um decreto presidencial, permitirão que o Estado assuma a administração temporária dessas instalações, em um momento em que a Ucrânia intensificou os ataques com drones a refinarias de petróleo e depósitos de varejo.
O Estado poderá assumir o controle de ativos físicos e financeiros, bem como dos direitos formais de propriedade, caso se determine que as entidades responsáveis por tais instalações tenham falhado em seu dever de protegê-las e demorem demais para repará-las após qualquer ataque, de acordo com o decreto.
Isso se aplica a instalações de combustível, energia, indústria, comunicações, transporte e logística, bem como a outros objetos considerados de importância crítica para garantir a segurança e a estabilidade econômica do Estado e da população.
O primeiro vice-primeiro-ministro, Denis Manturov, afirmou que a medida não deve ser vista como um precursor da nacionalização e não será utilizada em grande escala.
"Isso não envolve nacionalização nem mudança de propriedade. O decreto prevê que o Estado participe da gestão de uma empresa a fim de resolver questões específicas de segurança", disse Manturov, segundo a Interfax.
Na semana passada, Putin ordenou que o governo lançasse um programa para reconstruir depósitos comerciais danificados ou destruídos pela Ucrânia nas últimas semanas.
Desde 18 de julho, Kiev atacou pelo menos duas dúzias de depósitos pertencentes à Wildberries, a maior varejista online da Rússia, destruindo grande parte de sua capacidade de armazenamento. Na segunda-feira, a Ozon, segunda maior varejista online da Rússia, informou que quatro de seus centros logísticos no sul da Rússia foram alvo de ataques ucranianos.