Após ser roubado por um grupo nômade em Roma, na Itália, um policial brasileiro tentou sozinho recuperar os bens em um assentamento em Castel Romano e quase foi linchado pelos locais, se não fosse a intervenção de seus colegas italianos.
Segundo a imprensa romana, o brasileiro, funcionário da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, estava de férias com a família na capital da Itália para participar do encerramento do Jubileu, na última terça-feira (6), quando foi roubado por membros de uma comunidade nômade nas proximidades da Basílica de São Paulo, tendo dinheiro, documentos, bagagens e o celular levados.
No dia seguinte, o smartphone roubado voltou a emitir sinal de localização, fazendo com que a vítima conseguisse chegar ao assentamento em Castel Romano por meio de um GPS. Habituado a operações de risco no Brasil, o policial estava convencido de que conseguiria recuperar seus bens.
Sozinho na comunidade, o brasileiro foi ameaçado de linchamento por diversos moradores locais, que desistiram de atacá-lo com a chegada da polícia de Roma, que realizava rondas na região.
Apesar da intervenção das autoridades italianas, não foi possível rastrear e recuperar os objetos roubados.