Policial brasileiro sofre ameaças na Itália após tentar recuperar bens roubados

Moradores de comunidade nômade em Roma tentaram linchá-lo

9 jan 2026 - 12h13
(atualizado às 12h29)

Após ser roubado por um grupo nômade em Roma, na Itália, um policial brasileiro tentou sozinho recuperar os bens em um assentamento em Castel Romano e quase foi linchado pelos locais, se não fosse a intervenção de seus colegas italianos.

Policiais fazem ronda em assentamento nômade em Castel Romano, na capital italiana, em 2024
Policiais fazem ronda em assentamento nômade em Castel Romano, na capital italiana, em 2024
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a imprensa romana, o brasileiro, funcionário da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, estava de férias com a família na capital da Itália para participar do encerramento do Jubileu, na última terça-feira (6), quando foi roubado por membros de uma comunidade nômade nas proximidades da Basílica de São Paulo, tendo dinheiro, documentos, bagagens e o celular levados.

Publicidade

No dia seguinte, o smartphone roubado voltou a emitir sinal de localização, fazendo com que a vítima conseguisse chegar ao assentamento em Castel Romano por meio de um GPS. Habituado a operações de risco no Brasil, o policial estava convencido de que conseguiria recuperar seus bens.

Sozinho na comunidade, o brasileiro foi ameaçado de linchamento por diversos moradores locais, que desistiram de atacá-lo com a chegada da polícia de Roma, que realizava rondas na região.

Apesar da intervenção das autoridades italianas, não foi possível rastrear e recuperar os objetos roubados.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações