Papa Leão XIV apela por caminhos de paz e diálogo na Ucrânia

Pontífice enviou mensagem para Zelensky em Dia da Independência

24 ago 2025 - 09h41
(atualizado às 10h18)

O papa Leão XIV expressou neste domingo (24) sua esperança de que o caminho para a paz e o diálogo possa ser aberto na Ucrânia por meio da comoção dos corações das pessoas de "boa vontade".

Zelensky, grazie al Papa,è Mosca che respinge sua proposta
Zelensky, grazie al Papa,è Mosca che respinge sua proposta
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em uma mensagem destinada ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por ocasião do "Dia da Independência" de seu país, Robert Prevost apelou para que se "cale o clamor das armas".

Publicidade

"Com o coração ferido pela violência que assola sua terra, dirijo-me a vocês neste dia de feriado nacional", começa o Pontífice norte-americano na carta, publicada pelo Vaticano e pelo próprio Zelensky em suas redes sociais.

Leão XIV, que acompanha de perto o conflito ucraniano e recentemente expressou sua "esperança" por uma possível negociação que ponha fim à invasão russa, garantiu ao líder ucraniano suas orações por seu povo "que está sofrendo na guerra".

O líder da Igreja Católica lembrou ainda dos feridos, aqueles que perderam um ente querido ou aqueles que foram privados de suas casas.

"Que o próprio Deus vos conforte, fortaleça os feridos e conceda o descanso eterno aos defuntos", escreveu o Papa.

Publicidade

Por fim, ele pediu que "pessoas de boa vontade" façam todo o possível para acabar com a guerra na Ucrânia.

"Imploro ao Senhor que toque os corações das pessoas de boa vontade para que o clamor das armas se cale e dê lugar ao diálogo, abrindo caminho à paz para o bem de todos", concluiu.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se