O papa Leão 14 encontrou-se com a líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, nesta segunda-feira, informou o Vaticano, sem fornecer mais detalhes.
A reunião, listada entre os compromissos do papa para segunda-feira em uma declaração diária do Vaticano, não havia sido incluída em um aviso anterior à imprensa sobre a agenda planejada de Leão 14 para o dia.
Leão 14, o primeiro papa dos Estados Unidos, pediu que a Venezuela permaneça um país independente após a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelas forças dos EUA por ordem do presidente norte-americano, Donald Trump.
Em um importante discurso sobre política externa na sexta-feira, o papa condenou o uso da força militar como meio de alcançar objetivos diplomáticos e pediu que os direitos humanos sejam protegidos na Venezuela.
Machado, ex-integrante da Assembleia Nacional venezuelana, foi impedida de concorrer à Presidência do país nas eleições gerais de 2024 na Venezuela por autoridades alinhadas com Maduro.
Ela apoiou um candidato suplente que foi amplamente considerado vencedor da votação, embora Maduro tenha reivindicado a vitória. As auditorias de cédulas realizadas por observadores independentes mostraram irregularidades nos resultados oficiais.