Palestinos cancelam final de futebol após Israel negar visto para time de Gaza

25 set 2019 - 14h52

O campeonato nacional de futebol palestino foi cancelado, nesta quarta-feira, porque Israel negou autorizações de viagem a jogadores de Gaza que enfrentariam adversários na Cisjordânia ocupada.

Um jogador palestino do Khadamat Rafah descansa após treino em Rafah, Gaza; 24/09/2019. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Um jogador palestino do Khadamat Rafah descansa após treino em Rafah, Gaza; 24/09/2019. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Foto: Reuters

Israel não permitiu que jogadores do clube Khadamat Rafah, de Gaza, atravessassem várias dezenas de quilômetros de seu território para enfrentar o Balata, de Nablus, no centro da Cisjordânia.

Publicidade

As autoridades israelenses não deram nenhuma explicação pública de sua decisão. Algumas reportagens citaram fontes de segurança de Israel segundo as quais membros do time têm laços com o terrorismo.

Só 12 dos 35 integrantes do clube de Gaza receberam autorizações, cinco dos quais são jogadores, disse o time.

Reconhecida pela Fifa, a Copa da Palestina, que seria disputada nesta quarta-feira na cidade de Nablus, já havia sido adiada em julho, quando autorizações foram negadas a 31 dos 35 jogadores da equipe de Gaza, segundo o time.

O vencedor do jogo desta quarta-feira entre os detentores dos títulos de Gaza e da Cisjordânia teria representado os palestinos na Liga dos Campeões da AFC, uma eliminatória para o Mundial de Clubes da Fifa.

Publicidade

"É uma sensação terrível depois de treinar tanto", disse Ahmad Abu Thuhair, jogador de Gaza cujo pedido de autorização foi rejeitado.

Na segunda-feira, um tribunal israelense manteve uma decisão do Cogat, o escritório de ligação militar de Israel com os palestinos, de negar autorizações aos jogadores de Gaza.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações