Otan assina amanhã protocolo para adesão de Suécia e Finlândia

4 jul 2022 - 08h03
(atualizado às 08h12)

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que os protocolos para adesão de Finlândia e Suécia serão assinados pelos Estados-membros nesta terça-feira (5), na sede da aliança militar, em Bruxelas.

Jens Stoltenberg com as candidaturas de Suécia e Finlândia
Jens Stoltenberg com as candidaturas de Suécia e Finlândia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Após a assinatura, prevista para ocorrer por volta de 11h30 (horário local), o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e os ministros das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, e da Suécia, Ann Linde, terão uma coletiva de imprensa conjunta.

Publicidade

Os líderes dos países-membros formalizaram o convite a Helsinque e Estocolmo no último dia 29 de junho, após a Turquia ter retirado suas objeções ao ingresso das duas nações escandinavas, a quem acusava de dar abrigo a separatistas curdos.

Ancara diz que vai enviar pedidos de extradição referentes a 33 membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e do grupo acusado de envolvimento com o golpe fracassado de 2016, sendo que 21 estão na Suécia, e 12, na Finlândia.

Helsinque e Estocolmo mantinham uma histórica política de neutralidade militar entre o Ocidente e a Rússia, porém abandonaram essa estratégia depois da invasão à Ucrânia.

A guerra movida pelo regime de Vladimir Putin levantou temores de ataques contra outros países europeus que hoje não fazem parte da Otan, como é o caso da própria Ucrânia.

Publicidade

Moscou, por sua vez, já disse que o ingresso de Suécia e Finlândia na Otan não representa por si só uma ameaça, mas deixou claro que sua reação vai depender da presença militar da aliança nesses países.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações