Mãe sofre cesariana ao ser ferida em ataque na Síria

Vídeo amador mostra um bebê recém-nascido sendo submetido à ressuscitação com uma máscara no rosto e a seu lado algodão embebido em sangue

10 ago 2014 - 15h08
(atualizado às 15h12)
Conflitos na Síria já deixou mais de 100 mil pessoas mortas desde 2011
Conflitos na Síria já deixou mais de 100 mil pessoas mortas desde 2011
Foto: Stringer / Reuters

Um ataque do regime sírio contra um reduto de jihadistas no norte do país deixou 12 civis mortos e 23 pessoas feridas, incluindo uma mãe e seu bebê recém-nascido, neste domingo, segundo um vídeo amador. Entre os mortos estão cinco crianças.

O vídeo, difundido por militantes rebeldes da cidade de Raqa e cuja autenticidade não pôde ser verificada pela AFP, mostra um bebê recém-nascido sendo submetido à ressuscitação com uma máscara no rosto e a seu lado algodão embebido em sangue.

Publicidade

Seu pequeno tórax responde à manobra de primeiros socorros enquanto que sua cabeça ensanguenta é envolvida em uma gaze.

"A mãe desse bebê foi ferida no ventre e tivemos que extraí-lo. Ele ficou ferido na cabeça por fragmentos e os médicos tiveram que reanimá-lo", afirma um voz na gravação.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou que o bebê teve que ser extraído do ventre da mãe, mas que os dois sobreviveram.

Após a ofensiva fulgurante do grupo Estado Islâmico no vizinho Iraque em junho passado, o exército sírio passou a combater também os jihadistas que controlam o leste e o norte da Síria. O grupo, que proclamou um califado nessa região, busca a hegemonia territorial.

Publicidade

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se