URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mãe sofre cesariana ao ser ferida em ataque na Síria

Vídeo amador mostra um bebê recém-nascido sendo submetido à ressuscitação com uma máscara no rosto e a seu lado algodão embebido em sangue

10 ago 2014 - 15h08
(atualizado às 15h12)
<p>Conflitos na Síria já deixaram mais de 100 mil pessoas mortas desde 2011</p>
Conflitos na Síria já deixaram mais de 100 mil pessoas mortas desde 2011
Foto: Stringer / Reuters

Um ataque do regime sírio contra um reduto de jihadistas no norte do país deixou 12 civis mortos e 23 pessoas feridas, incluindo uma mãe e seu bebê recém-nascido, neste domingo, segundo um vídeo amador. Entre os mortos estão cinco crianças.

O vídeo, difundido por militantes rebeldes da cidade de Raqa e cuja autenticidade não pôde ser verificada pela AFP, mostra um bebê recém-nascido sendo submetido à ressuscitação com uma máscara no rosto e a seu lado algodão embebido em sangue.

Publicidade

Seu pequeno tórax responde à manobra de primeiros socorros enquanto que sua cabeça ensanguenta é envolvida em uma gaze.

"A mãe desse bebê foi ferida no ventre e tivemos que extraí-lo. Ele ficou ferido na cabeça por fragmentos e os médicos tiveram que reanimá-lo", afirma um voz na gravação.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou que o bebê teve que ser extraído do ventre da mãe, mas que os dois sobreviveram.

Após a ofensiva fulgurante do grupo Estado Islâmico no vizinho Iraque em junho passado, o exército sírio passou a combater também os jihadistas que controlam o leste e o norte da Síria. O grupo, que proclamou um califado nessa região, busca a hegemonia territorial.

Publicidade

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações