Não haverá negociações nucleares a menos que acordo provisório seja implementado, diz chanceler do Irã

12 jun 2026 - 17h22

‌O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou nesta sexta-feira que as negociações nucleares ⁠com os Estados ‌Unidos só devem ocorrer em uma fase ‌posterior e ‌não vão avançar, ⁠a menos que um acordo provisório já proposto seja implementado, informou a TV estatal.

Segundo ele, ‌o acordo provisório deve ‌incluir a ⁠reabertura ⁠do Estreito de Ormuz e ⁠o ‌fim ‌dos conflitos em diversas frentes, acrescentando que um memorando de entendimento ⁠ainda não foi assinado e pode sofrer alterações.

Publicidade

Araqchi afirmou que a ‌gestão do Estreito de Ormuz não deve voltar à ⁠situação anterior à guerra. Acrescentou ainda que a soberania sobre o estreito pertence ao Irã e a Omã e que seu país deve garantir a passagem segura dos navios pelo local.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações