México: piloto mantém passageiros 'reféns' em avião em protesto por falta de pagamento; veja vídeo

Funcionário denunciou falta de uniformes, não pagamento de salário e falta de equipamentos de segurança

20 dez 2025 - 07h39
Resumo
Piloto no México se recusou a decolar, mantendo passageiros no avião, em protesto contra salários atrasados e condições de trabalho; incidente ocorreu no voo da Magnicharters e está sendo investigado.

Um piloto se recusou a decolar um avião na Cidade do México, nesta sexta-feira, 19, em protesto contra as condições de trabalho na companhia aérea Magnicharters. Identificado como Édgar Macías, de 36 anos, o homem denuncia que está com cinco meses de salário atrasado e que a empresa não fornece uniformes nem equipamentos de segurança para os funcionários.

Um vídeo do momento mostra o piloto calmamente explicando a situação. A imprensa mexicana informou que os passageiros foram liberados posteriormente e que o homem foi detido por agentes de segurança do aeroporto, sem especificar por quanto tempo ficaram "reféns".

Publicidade
Piloto denunciou condições de trabalho na companhia aérea Magnicharters.
Piloto denunciou condições de trabalho na companhia aérea Magnicharters.
Foto: Reprodução/X/@mcpa320 / Estadão

"Este avião não partirá até que recebamos o que nos devem", disse Macías aos passageiros.

O Aeroporto Internacional Benito Juárez confirmou nas redes sociais que o incidente aconteceu por volta das 15h, horário local (21h GMT), no voo GMT 780 com destino a Cancún.

"A AFAC (Agência Federal de Aviação Civil), por meio do Comando Aeroportuário, está conduzindo as investigações pertinentes e o público será informado em breve", acrescentou a administração do aeroporto em comunicado.

No vídeo, Macías diz ainda que não há um sindicato para proteger a categoria. /Com informações de AFP

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se