Meloni e Vance reforçam relações bilaterais à margem de abertura olímpica

Americano elogiou país-sede dos Jogos de Inverno: 'trabalho excepcional'

6 fev 2026 - 10h11
(atualizado às 10h16)

Ao se encontrar em Milão com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália nesta sexta-feira (6), a primeira-ministra Giorgia Meloni aproveitou a ocasião para fortalecer as relações bilaterais entre os países.

Meloni recebeu Vance em Milão pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno
Meloni recebeu Vance em Milão pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"A Itália e os Estados Unidos sempre tiveram relações muito significativas. Estamos trabalhando em muitas questões bilaterais, obviamente para fortalecer nossa cooperação, mas também em outros dossiês internacionais em aberto", afirmou a premiê italiana, dando as "boas-vindas" a Vance.

Publicidade

A declaração de Meloni foi reforçada pelo número dois dos EUA.

"Temos excelentes relações, conexões e parcerias econômicas", falou Vance, elogiando também o país anfitrião dos Jogos de Inverno.

"Vocês [Itália] fizeram um trabalho excepcional [em Milão-Cortina D'Ampezzo]. Minha esposa e eu estávamos animados para vir às Olimpíadas [de Inverno]", acrescentou o americano.

Meloni lembrou que a última vez em que estiveram juntos foi em maio passado, durante a inauguração do papado de Leão XIV.

Publicidade

"Hoje nos encontramos de novo para a cerimônia de abertura das Olimpíadas. São dois eventos que ilustram um sistema de valores que une a Europa e os Estados Unidos, o Ocidente", disse a chefe do governo italiano, destacando que essa é "a base da nossa cooperação, da nossa amizade e do futuro que queremos construir juntos".

Por sua vez, Vance comparou o "espírito esportivo" com as relações diplomáticas.

"No espírito da amizade olímpica, a competição se baseia em regras e em valores compartilhados ", frisou o vice-presidente.

A reunião entre Meloni e Vance na prefeitura de Milão foi acompanhada pelos chanceleres italiano e americano, Antonio Tajani e Marco Rubio, respectivamente. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações