Manifestações anti-Trump tomam conta dos EUA neste sábado

Coletivo disse mobilizar milhares de pessoas em todo o país

2 ago 2025 - 15h50
(atualizado às 15h59)

Diversas cidades dos Estados Unidos deram início aos protestos contra o governo de Donald Trump neste sábado (2). Batizado de "Rage Against the Regime" ("Raiva Contra o Regime"), o movimento é organizado pelo coletivo 50501, que prometeu mobilizar milhares de pessoas pelo país de norte a sul.

Homem mostra rosto de Trump em papel higiênico em ação do Rage Against the Regime
Homem mostra rosto de Trump em papel higiênico em ação do Rage Against the Regime
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em comunicado, o 50501 afirmou que as manifestações têm como foco "as ameaças à democracia e aos direitos humanos" realizadas pelo governo do republicano desde sua posse em janeiro, envolvendo pautas como "a política anti-imigração; o encobrimento dos arquivos do caso de Jeffrey Epstein; ataques aos direitos dos transgêneros, além do desmantelamento de diversos setores da saúde e educação".

Publicidade

"Este evento é um chamado à ação, enraizado na coragem, na resistência e na solidariedade", explicou o coletivo em seu site oficial, convidando participantes em inúmeras cidades, como Nashua (Nova Hampshire), Binghamton (Nova York), Salinas (Califórnia) e outras.

Segundo a página, durante os protestos, seus membros querem ouvir "ativistas, educadores, veteranos e pessoas comuns que se recusam a permanecer em silêncio diante das ameaças fascistas à nossa democracia e aos direitos humanos". 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações