Irã permitirá vistorias diárias da Aiea em seus sítios nucleares

'Teerã não quer produzir armas atômicas', frisou governo

16 fev 2026 - 12h49
(atualizado às 13h47)

O Irã vai permitir que membros da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) inspecionem todos os seus sítios nucleares, de modo a demonstrar que o país não quer produzir armas atômicas, anunciou o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã, Ali Larijani.

O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, com o diretor da Aiea, Rafael Grossi, em Genebra
O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, com o diretor da Aiea, Rafael Grossi, em Genebra
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo ele, a Aiea estará liberada para vistoriar até mesmo os sítios nucleares iranianos "situados abaixo do solo e nas montanhas".

Publicidade

"As inspeções podem ser realizadas mensalmente ou até mesmo diariamente, para que os inspetores possam identificar qualquer atividade suspeita", destacou Larijani.

Na terça-feira (17), Estados Unidos e Irã darão início a uma nova rodada de negociações sobre a questão nuclear no país persa. O encontro será na Embaixada de Omã em Genebra, na Suíça.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, escreveu nesta segunda (16) no X que desembarcou na Europa "com iniciativas concretas para alcançar um acordo justo e equilibrado". No entanto ele reforçou que Teerã "não se curvará às ameaças dos EUA". 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se