Portugal diz que esforços para reduzir a dívida serão limitados por danos causados por tempestades

16 fev 2026 - 14h14

Portugal fará tudo o que ‌estiver ao seu alcance para manter o orçamento equilibrado e reduzir a dívida pública, mas os seus esforços serão provavelmente limitados pelo impacto econômico das tempestades devastadoras que assolaram o país, afirmou na segunda-feira o ⁠ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

A estimativa dos ‌danos causados às casas, fábricas e infraestruturas pelas tempestades levará algumas semanas, disse Miranda Sarmento aos jornalistas ‌ao chegar a uma reunião ‌do Eurogrupo em Bruxelas.

Publicidade

"É muito importante apoiar ⁠essas pessoas e empresas com ajuda de emergência e reconstrução", disse ele. "Faremos tudo para manter o orçamento equilibrado e continuar reduzindo a dívida pública."

O governo estimou inicialmente mais de 4 bilhões de euros (US$ 4,74 bilhões) ‌em custos diretos de reconstrução e disponibilizou 2,5 bilhões ‌de euros em ⁠empréstimos e ⁠incentivos para ajudar na reconstrução após a tempestade Kristin ter atingido ⁠Portugal há três ‌semanas. O país foi ‌então atingido por novas frentes climáticas até o último sábado.

O governo previu que o superávit orçamentário diminuirá de cerca de 0,3% do PIB em ⁠2025 para 0,1% neste ano. Isso marcaria o quarto ano consecutivo de superávits de Portugal, um resultado relativamente raro entre as economias da zona do euro.

Miranda Sarmento disse que ‌2026 já estava definido como um "ano muito difícil" porque 2,5 bilhões de euros em empréstimos dos fundos ⁠de recuperação da UE estão pesando no orçamento como despesas, ao contrário do ano passado, quando apenas subsídios foram usados, reduzindo a margem fiscal do governo.

Publicidade

O governo espera que a relação da dívida pública desça para 87,8% do PIB este ano, face aos 90% do ano passado.

Antes das tempestades, o governo previa que a economia cresceria 2,3% este ano, após uma expansão de 1,9% em 2025.

(1 dólar = 0,8436 euros)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se