Inspirada nos Alpes, 'Casa Itália' é inaugurada para Jogos Olímpicos de Inverno

Uma das cerimônias contou com a presença do presidente Sergio Mattarella

6 fev 2026 - 09h29
(atualizado às 10h32)

Inspirada na paisagem alpina e com interiores em autêntico estilo de montanha, a "Casa Itália", espécie de residência oficial dos italianos em Cortina d'Ampezzo durante os Jogos Olímpicos de Inverno, abriu oficialmente suas portas.

Mattarella participou de cerimônia de inauguração em Milão
Mattarella participou de cerimônia de inauguração em Milão
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O espaço, concebido para acolher entre 60 e 70 jornalistas credenciados, será palco de eventos noturnos, recepções a convidados e, sobretudo, das celebrações das medalhas conquistadas pela Azzurra durante os Jogos.

Publicidade

Instalada no espaço de exposições Farsettiarte ? criado em 2020 a partir da renovação da histórica estação de partida do teleférico Belvedere-Pocol ?, a Casa Italia foi ambientada para evocar o aconchego dos interiores alpinos, com referências claras à arquitetura de montanha e à paisagem local.

Paralelamente, em Milão, a Casa Itália sediada na Triennale foi inaugurada com a presença do presidente da República, Sergio Mattarella, acompanhado de sua filha, Laura, responsável por cortar a fita com as cores da bandeira nacional.

"A inauguração da Casa Itália é sempre um momento de grande emoção. Quando os Jogos Olímpicos, como acontece com frequência, são realizados em outros países, eu vim a Paris, e a Casa Itália era uma janela para a Itália. Desta vez, nesta feliz circunstância, a Casa Itália assume outro significado: uma porta de entrada para a Itália", afirmou Mattarella.

O chefe de Estado foi recebido pelo ministro do Esporte, Andrea Abodi, pelo presidente do CONI, Luciano Buonfiglio, pelo governador da Lombardia, Attilio Fontana, pelo secretário-geral do CONI, Carlo Mornati, pelo prefeito de Milão, Giuseppe Sala, e pelo presidente da Trienal, Stefano Boeri. Entre os atletas presentes estava o ex-campeão de esqui Alberto Tomba.

Publicidade

"Estamos a poucas horas da abertura dos Jogos, e a expectativa e o entusiasmo estão crescendo. É uma grande satisfação ver a Itália no centro de um aspecto tão importante da vida internacional como o esporte", acrescentou Mattarella.

Após a cerimônia, Mattarella visitará a exposição "Musa", criada especialmente para a ocasião, que presta homenagem ao papel inspirador da Itália ao longo dos séculos no imaginário e na cultura mundial.

A agenda do presidente seguirá intensa: no fim da tarde, ele receberá chefes de Estado e de governo, incluindo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para um coquetel de boas-vindas no Palácio Real e, à noite, participará da cerimônia oficial de abertura dos Jogos. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações