Segundo a OMM, os gases de efeito estufa bateram recordes em 2025, com o CO₂ atingindo 426,8 ppm (153% acima dos níveis pré-industriais), além de altas históricas de metano, óxido nitroso e SF₆. O avanço acelera o aquecimento global e intensifica eventos climáticos extremos como ondas de calor e inundações. A agência da ONU alerta que as concentrações devem subir ainda mais devido à queima de combustíveis fósseis e à atuação de um forte El Niño, que reduz a absorção de carbono pela natureza.
Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram níveis sem precedentes em 2025, o que pode causar um aquecimento ainda maior do planeta e levar a eventos climáticos mais extremos, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, em um relatório divulgado nesta terça-feira.
A concentração média global de CO₂ na atmosfera atingiu 426,8 partes por milhão em 2025, cerca de 153% do nível pré-industrial de 1750, segundo o relatório. O nível subiu 2,8 ppm em relação ao ano anterior, um aumento anual maior do que a média da última década.
As concentrações de outros gases de efeito estufa importantes — metano e óxido nitroso — atingiram níveis recordes em 2025, situando-se em 267% e 126% dos níveis pré-industriais, respectivamente. O relatório mede a quantidade de gás que se acumula na atmosfera, e não as novas emissões anuais.
A OMM compartilhará as conclusões com os negociadores na conferência climática da ONU COP31, em Antália, na Turquia, em novembro, e alertou que um forte El Niño poderia elevar ainda mais as concentrações este ano.
"Cada parte por milhão adicional é importante porque retém calor extra. Na prática, estamos sobrecarregando o oceano e a atmosfera", disse a secretária-geral adjunta da OMM, Ko Barrett.
"Isso significa que ondas de calor, ciclones tropicais e tempestades estão se intensificando mais rapidamente do que nossas referências históricas nos prepararam para enfrentar."
Este ano, regiões do mundo, incluindo a Europa, registraram temperaturas escaldantes no verão, além de inundações devastadoras na Ásia e em outros lugares.
A OMM afirmou que prevê que as concentrações de CO₂ aumentem ainda mais este ano devido à queima de combustíveis fósseis e ao início de um forte El Niño, o que causará um clima mais seco e tornará mais difícil para os sumidouros de carbono absorverem as emissões.
A OMM também manifestou preocupação com o hexafluoreto de enxofre, ou SF₆, um gás de efeito estufa amplamente utilizado em equipamentos elétricos, afirmando que seu aumento em 2025 atingiu um recorde histórico. O potencial de aquecimento global do SF₆ é mais de 24.000 vezes maior do que o do CO₂ e ele pode permanecer na atmosfera por mais de 1.000 anos.