A montadora de carros superesportivos Ferrari registrou um aumento de 5% no lucro em 2025, na comparação com o ano anterior, e agendou a data de lançamento de seu primeiro carro 100% elétrico, batizado como "Luce" ("Luz" em italiano): 25 de maio.
Os resultados anuais da marca de Maranello foram divulgados nesta terça-feira (10), em meio à expectativa do mercado por um produto que promete ser um divisor de águas na história da empresa.
Segundo o balanço, a Ferrari teve lucro líquido recorde de 1,6 bilhão de euros em 2025, diante de receitas de 7,14 bilhões (+7%). Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 2,77 bilhões de euros (+8%), com margem de 38,8% (+0,6 ponto percentual).
"2025 foi um ano extraordinário para nossa empresa, um ano de novos inícios e novos compromissos, um ano de forte inovação, durante o qual lançamos seis novos carros esportivos, um testemunho de nossa estratégia de diversificação", disse o CEO Benedetto Vigna em uma conferência com analistas financeiros.
"O ímpeto da nossa marca permanece forte, com uma carteira de encomendas sólida, que se estende até o fim de 2027, apesar da incerteza contínua do cenário global", acrescentou o executivo.
Devido ao bom desempenho, a Ferrari pagará bônus de até 14,9 mil euros para seus cerca de 5 mil funcionários na Itália, enquanto a direção vai propor ao conselho de administração que 40% do lucro líquido em 2025 seja distribuído aos acionistas como dividendos.
Agora as atenções se voltam para 25 de maio de 2026, quando a montadora apresentará seu primeiro veículo 100% elétrico, o Ferrari Luce, em Roma. A data não foi escolhida por acaso: foi em 25 de maio de 1947 que a marca venceu sua primeira corrida, com a Ferrari 125S pilotada por Franco Cortese no Grande Prêmio de Roma.
O modelo terá quatro portas e quatro assentos, potência superior a mil cavalos, autonomia declarada de mais de 530 quilômetros e velocidade máxima de 310 quilômetros por hora.
Além disso, será equipado com quatro motores elétricos independentes para garantir um controle ativo em cada roda. As encomendas, segundo Vigna, começarão em 27 de maio.
"A tão esperada Ferrari Luce marca um novo capítulo de nossa história e nos permite olhar com confiança para o futuro", disse o CEO. Além do carro elétrico, a empresa de Maranello deve lançar outros quatro modelos em 2026.