Extensão da isenção de sanções à Rússia mostra que G7 não concorda em tudo, diz autoridade da UE

19 mai 2026 - 11h15

Os países membros do G7 não concordam em tudo, como mostra a extensão da isenção das sanções russas, disse o comissário ⁠de economia da UE, Valdis ‌Dombrovskis, na terça-feira, criticando a prorrogação.

Comissário europeu de economia e produtividade Valdis Dombrovskis em Paris
18 de maio de 2026    REUTERS/Tom Nicholson
Comissário europeu de economia e produtividade Valdis Dombrovskis em Paris 18 de maio de 2026 REUTERS/Tom Nicholson
Foto: Reuters

O G7 é um fórum ‌de cooperação e ‌discussão entre aliados com ideias ⁠semelhantes, segundo Dombrovskis.

Publicidade

"Mas, bem, nem sempre estamos 100% alinhados em tudo, e este é, infelizmente, um desses tópicos", afirmou ele em ‌referência à extensão da isenção.

Entretanto, ‌ele elogiou ⁠a declaração ⁠conjunta após reunião do G7 e disse ⁠que ‌foi um resultado ‌bem-sucedido da reunião dos ministros das Finanças e dos presidentes dos bancos centrais.

Dombrovskis disse que ⁠recebeu garantias dos Estados Unidos de que os bancos europeus terão acesso gradual ao modelo de ‌IA Mythos da Anthropic, mesmo que os EUA mantenham um controle rígido ⁠sobre ele.

"Porque é obviamente importante que esse modelo não caia em mãos erradas", declarou ele.

Publicidade

A presidente Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse no início deste mês que o BCE está estudando defesas contra ataques cibernéticos guiados pelo Mythos, embora esteja em desvantagem devido à falta de acesso ao modelo.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações