Explosão em uma mina de carvão ilegal na Colômbia deixou dois mortos e quatro desaparecidos; autoridades afirmam que as operações continuavam irregularmente apesar das ordens de fechamento.
Os corpos de dois dos seis mineiros desaparecidos após uma explosão provocada por um vazamento de gás metano em uma mina de carvão ilegal no centro da Colômbia foram localizados por equipes de resgate nesta sexta-feira, 6; ambos estavam mortos. A operação de busca segue na procura pelos outros trabalhadores.
O incidente aconteceu na quinta, 5, em Guachetá, Cundinamarca, a cerca de 100 km de Bogotá, onde a mineração de carvão é parte da fonte de renda das famílias.
Equipamentos de ventilação são usados ??"para dispersar o acúmulo de gases" na mina durante a operação, segundo o governador da Cundinamarca, Jorge Emilio Rey. Ainda segundo ele, todos os mineiros presos são considerados mortos, já que não conseguiam receber oxigênio.
Rey afirmou também que a mina "tinha ordens de fechamento" das autoridades, mas continuou operando sem as licenças necessárias. /AFP