Em visita a Paris, o papa Leão XIV reuniu 80 mil jovens no Stade de France para uma vigília focada em temas atuais, como ansiedade, novas tecnologias e crise climática. A agenda do pontífice incluiu um desfile em papamóvel pelas ruas da capital e uma missa na Catedral de Notre-Dame, a primeira de um papa após a reconstrução do templo. Sua despedida da cidade ocorre com uma missa para 600 mil pessoas na Praça da Concorde, seguida por uma peregrinação ao santuário religioso de Lourdes.
Ana Carolina Peliz, da RFI em Paris
Leão XIV chegou ao estádio por volta das 21h15 e circulou de papamóvel pelo gramado, entre os jovens, sob muitos aplausos e gritos de entusiasmo. A entrada do papa foi seguida de um espetáculo com centenas de figurantes, e uma representação sobre os santos da França.
Ele agradeceu aos fiéis pela presença e disse que eles "eram os santos da França".
Durante o momento religioso, ele respondeu a questões dos jovens e falou sobre a ansiedade e o sofrimento atravessados por esta geração, diante das novas tecnologias e da crise climática.
Antes da chegada do sumo pontífice, os jovens cantaram e dançaram ao som de grupos de música religiosa. A vigília também teve a participação de atletas franceses, como o campeão de MMA Benoît Saint-Denis.
O casal Maximilien Baptiste e Chun Qin, de Paris, foi ao estádio para ver o papa pela primeira vez. O jovem francês disse à RFI que esperava ouvir a mensagem do pontífice e o que ele diria aos jovens. "Em relação ao mundo em que vivemos, eu acho que ele tem ideias que são atuais e que também são importantes em nossa sociedade", disse.
Chun Qin, que é chinesa e não é católica, disse que estava ansiosa. "Porque é uma oportunidade muito rara. Então, estou muito contente."
Antes da vigília no Stade de France, o papa deu início à programação religiosa da viagem à França com uma missa de véspera na Catedral de Notre-Dame, ao lado de representantes religiosos.
Esta é a primeira visita de um papa à catedral depois do incêndio de 15 de abril de 2019 e da reabertura, em dezembro de 2024. O último sumo pontífice a visitar o templo foi Bento XVI, há 18 anos.
Antes do ofício, o papa circulou pela catedral e abençoou o batistério.
Desfile pelas ruas de Paris
Mais cedo, Leão XIV percorreu o centro de Paris, da Igreja Notre-Dame-des-Champs até a Catedral de Notre-Dame, de papamóvel. No trajeto, foi saudado por milhares de pessoas.
Muitos fiéis estavam emocionados, como a turista brasileira Luísa Thomás Léo, que mora em Portugal e estava com a família em Paris. Ela decidiu prolongar a viagem. "Já era uma viagem marcada havia um tempo. Aí soubemos que o papa estaria aqui quando a gente estivesse aqui", disse.
"É muito emocionante poder passar e vê-lo aqui perto", disse. "A gente já viu o papa algumas vezes. Eu participei da JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude), em Madri, em 2011. A gente também foi ao Rio de Janeiro, à Polônia. Eu já fui até o Paraguai para ver o papa Francisco e é sempre muito emocionante", acrescentou.
Já para a brasileira Luciana Rocha, que mora em Versalhes, a cerca de 35 km de Paris, foi a primeira vez. "Nós estivemos em Roma com o papa Francisco, mas não tivemos contato tão próximo como vamos ter hoje", disse.
"É emocionante, é especial, é um lugar muito ungido. É realmente muito esperado, é memorável. A gente espera levar esse momento para o resto da vida". Ela chegou ao meio-dia com a filha Clara, de 13 anos, e esperou por mais de quatro horas no sol.
Para esta católica praticante, tudo é válido para se aproximar do papa. "Tivemos muitas provas na saúde e mergulhamos bastante. Recebemos muitos milagres já."
Leão XIV se despede de Paris neste sábado com uma missa a céu aberto na Praça da Concorde. Cerca de 600 mil pessoas se inscreveram para participar. De Paris, ele seguirá para Lourdes, um importante local de peregrinação para católicos do mundo inteiro. Ainda no sábado, o papa fará uma oração na Gruta das Aparições de Massabielle. Foi neste local que, em 1858, Bernadette Soubirous afirmou ter visto 18 aparições da Virgem Maria.