Cafés que vendem maconha podem ser fechados em Amsterdã

De acordo com o prefeito da cidade, assim como as casas de prostituição do bairro Red Light District, os cafés que vendem a droga provocam um aumento da violência na cidade

24 abr 2014 - 11h46
(atualizado às 11h53)
<p>O prefeito de Amsterdã pretende fechar 26 dos 76 <em>coffee shops</em> em funcionamento na cidade</p>
O prefeito de Amsterdã pretende fechar 26 dos 76 coffee shops em funcionamento na cidade
Foto: Getty Images

A cidade de Amsterdã, na Holanda, ganhou na justiça, permissão para fechar cafés que vendem maconha no Red Light District (distrito da Luz Vermelha, em português), bairro onde se concentram casas de prostituição. A maconha é tecnicamente ilegal na Holanda, mas a posse de pequenas quantidades da droga não é crime, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

A erva é vendida abertamente em coffee shops, e a prostituição é legal, mas o prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, alega que os bordéis e os coffee shops do distrito provocam um aumento da criminalidade e que, por isso, pretende fechá-los. Os proprietários dos cafés, por sua vez, reclamam que as leis estão sendo "seletivamente aplicadas" contra eles.

Publicidade

Em uma decisão publicada na última quarta-feira, 23, a Corte de Amsterdã demonstrou concordar com o prefeito e declarou que Laan "tem a liberdade para colocar em prática políticas que considere oportunas para proteger a ordem pública".

A cidade já fechou 192 dos 482 bordéis no Red District, desde 2006. O plano agora é fechar 26 dos 76 coffee shops em funcionamento.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações