O governo dos Estados Unidos mudou de ideia neste domingo em relação ao programa que permite que milhões de passageiros aéreos passem por uma triagem de segurança acelerada, afirmando que ele permanecerá em operação horas depois de ter anunciado que o programa seria temporariamente suspenso.
O anúncio anterior do Departamento de Segurança Interna de que o programa seria interrompido causou grande alarme entre grupos de viagem e companhias aéreas no momento em que a movimentada temporada de viagens de férias começa nos Estados Unidos. Mais de 20 milhões de pessoas estão ativamente inscritas no programa PreCheck da Administração de Segurança de Transportes, que ajuda a gerenciar o volume de viagens nos aeroportos.
O departamento disse anteriormente que a suspensão seria motivada pela mais recente paralisação do governo, embora o Departamento de Segurança Interna não tenha suspendido o PreCheck durante uma paralisação de 43 dias no ano passado. O departamento iniciou uma paralisação parcial neste mês, depois que republicanos e democratas não chegaram a um acordo sobre as reformas na aplicação da lei de imigração.
Mais cedo, a Administração de Segurança de Transportes informou que o programa "continua operacional, sem alterações para o público viajante. À medida que surgirem restrições de pessoal, a administração avaliará caso a caso e ajustará as operações de acordo".
O programa PreCheck permite que passageiros aprovados passem por uma fila de segurança dedicada e mais rápida nos aeroportos dos EUA e foi projetado para reduzir o tempo de espera e agilizar a triagem.