Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) prenderam um brasileiro na última quinta-feira, 19, no estado de Maryland. Durante a abordagem, é possível ouvir o brasileiro pedindo para “comprar uma passagem” e deixar o país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O detido é Ailton de Souza, natural do Paraná. Ele vivia há 24 anos nos EUA. A abordagem ocorreu enquanto Ailton conduzia um carro da empresa onde trabalha, a Mattison Sunrooms, especializada na instalação de varandas de vidro.
No momento da detenção, ele perguntou aos agentes se poderia comprar uma passagem para retornar ao Brasil, explicando que tinha dinheiro no interior do veículo e que poderia adquirir o bilhete “hoje ou amanhã”. Nas imagens, é possível ver Ailton algemado, sentado na viatura, enquanto conversa com dois oficiais.
Não há, até agora, informações públicas sobre a situação migratória do brasileiro nem sobre eventual processo de deportação.
O ICE foi procurado para esclarecer as circunstâncias da prisão. Não houve resposta até a conclusão desta reportagem.
Em nota, o Itamaraty afirmou que "a rede consular brasileira nos Estados Unidos está particularmente dedicada aos brasileiros detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e a seus familiares, a fim de prestar a assistência consular, dentro da legislação pertinente. No caso do brasileiro, o Consulado-Geral em Washington esta à sua disposição para prestar o atendimento e a orientação cabíveis". O órgão ainda ressaltou que não divulga informações pessoais de cidadãos.
A prisão ocorre no contexto do endurecimento das ações migratórias sob o governo de Donald Trump. A atual gestão ampliou a atuação dos agentes para localizar e deter estrangeiros em situação irregular.
De acordo com o governo, não é exigido mandado judicial para a prisão de imigrantes que estejam ilegalmente no país. O Departamento de Segurança Interna (DHS) sustenta que os agentes podem abordar e deter qualquer pessoa suspeita de descumprir a legislação migratória.
A lei prevê a detenção de estrangeiros que violem as normas de imigração, ainda que não tenham antecedentes criminais. Também é permitido aos agentes utilizar máscaras durante as operações, para evitar identificação e exposição de dados pessoais.
A política migratória restritiva foi um dos eixos centrais da campanha que levou Trump à vitória nas eleições de 2024. Neste mês, o total de pessoas sob custódia do ICE alcançou cerca de 68 mil — aumento aproximado de 75% em relação ao início do mandato.