A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma cartilha com orientações de segurança para cidadãos americanos que vierem passar o carnaval em cidades brasileiras. Uma das recomendações é que os turistas norte-americanos não frequentem favelas, nem mesmo durante blocos de rua.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Evite favelas (comunidades) em todos os momentos, mesmo durante os blocos", diz a orientação da embaixada.
Além dessa instrução, a cartilha conta com outras orientações, como não ir a blocos desacompanhados, não carregar objetos de valor nas festas de rua, beber água para evitar a desidratação e estar atento ao redor e a possíveis golpes, como roubos de celulares.
"Não use joias nem carregue grandes quantias em dinheiro. Crimes oportunistas, incluindo roubo de celular, são comuns durante o carnaval", diz a cartilha. A embaixada ainda alertou para o risco de reagir a assaltos, pois os criminosos podem estar armados.
Caso algum cidadão americano seja vítima de golpe ou crime, a Embaixada dos EUA orienta que seja registrada uma queixa com a polícia por meio do 190 e se coloca à disposição se o turista necessitar de alguma assistência.
Por fim, a Embaixada ainda alertou que o carnaval é mais famoso em algumas cidades, mas que festas e aglomerações podem acontecer em todo o território brasileiro. "A celebração anual do Carnaval acontecerá entre sábado, 14 de fevereiro, e quarta-feira, 18 de fevereiro. Embora os eventos mais famosos ocorram no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, é possível encontrar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como 'blocos', em todo o Brasil."