A revista norte-americana Time destacou nesta sexta-feira, 7, em sua capa uma imagem em que o bilionário Elon Musk aparece sentado na mesa presidencial do salão oval da Casa Branca.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A capa é a chamada para uma matéria que expõe movimentos que Musk e os "Doge Kids" (membros do Departamento de Eficiência do Governo) fazem contra agências do Estado em busca de diminuir o poder da máquina pública.
A reportagem revela que a equipe de Musk passou vários dias dentro da sede da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID - sigla em inglês). Em um final de semana, a equipe pediu acesso a uma sala projetada para armazenar informações sensíveis. Após o pedido negado, Musk usou a sua rede social X (antigo Twitter) para dizer: "A USAID é uma organização criminosa".
Segundo a revista, quase todos os funcionários da USAID foram colocados em licença, e seus escritórios ao redor do mundo foram fechados.
Com esse e outros exemplos, a revista alerta para o perigo de uma pessoa comum e não eleita possuir tanto poder e o coloca em uma guerra contra Washington e o Estado.
"Essas são apenas as primeiras ondulações em uma onda antigovernamental massiva. Orçamentos serão hackeados. Programas valiosos serão eliminados. Servidores públicos de carreira serão expurgados, substituídos por nomeados políticos cuja qualificação primária é fidelidade aparente ao presidente. Esse é o caminho que o eleitorado escolheu", diz a reportagem.