Ex-assessor de Trump se declara culpado por mentir ao FBI

1 dez 2017 - 14h45
O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado
O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado
Foto: Reuters

O ex-conselheiro para Segurança Nacional do presidente Donald Trump, Michael Flynn, se declarou culpado de ter mentido a agentes do FBI sobre sua relação com representantes russos.

O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal nesta sexta-feira (1º) que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado, durante o período de transição de governo.

Publicidade

Flynn prestou depoimento ao FBI em 24 de janeiro passado, quatro dias depois da posse de Trump, quando negou ter se encontrado com Kislyak. Segundo a emissora "ABC", ele estaria disposto até a testemunhar contra o magnata.

A notícia de que Flynn assumiu ter mentido aos investigadores indicam que ele decidiu colaborar com a equipe do procurador especial Robert Mueller, responsável pelo inquérito que apura as supostas interferências da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016.

Levado ao governo por Trump, Flynn teve de deixar seu cargo em fevereiro passado, após a revelação de que ocultara contatos telefônicos com a diplomacia russa. As ligações foram interceptadas pelo FBI e captaram conversas com Kislyak sobre as sanções impostas por Barack Obama por conta da suposta ação do Kremlin nas eleições.

No primeiro semestre, a imprensa norte-americana divulgou que o presidente teria pedido ao então chefe do FBI, James Comey, depois demitido, para ele engavetar as investigações contra Flynn. "Ele é um bom rapaz, espero que você possa deixar isso para lá", teria afirmado o republicano. 

Publicidade

Veja também:

May diz que Trump errou a retuitar vídeos de extrema-direita
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se