Um avião nos EUA realizou um pouso automático com sucesso após perda de pressurização e comunicação, utilizando o sistema Autoland da Garmin pela primeira vez em situação real.
Um avião de pequeno porte fez uma manobra arriscada após a perda de comunicação entre o piloto e o controle de tráfego aéreo, mas obteve sucesso ao pousar 'sozinho' em um aeroporto do Colorado, nos Estados Unidos, no último sábado, 20.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A aeronave, um bimotor Super King Air, estava indo em direção a Denver e, de acordo com a Garmin, empresa responsável pela tecnologia do avião, foi preciso utilizar, pela primeira vez em uma situação real, o sistema de pouso automático, conhecido como 'Autoland'.
"Foi uma rápida e inesperada perda de pressurização", informou a Buffalo River Aviation, proprietária da aeronave, à ABC News. A companhia comunicou ainda que apenas dois pilotos estavam a bordo da aeronave, sem outros passageiros.
Em uma gravação do controle de tráfego aéreo é possível ouvir o momento em que uma mensagem automática é emitida, informando que o piloto não estava mais no controle da aeronave e que seria necessário realizar um pouso no aeroporto mais próximo.
No áudio, o sistema informa o número da aeronave e uma possível incapacitação do piloto. Entretanto, o CEO da Garmin, Chris Townsley, afirmou que a menção à incapacitação foi gerada automaticamente pelo sistema. Em nota, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos afirmou que o pouso ocorreu com segurança e que o caso está sendo investigado.
Como funciona o sistema de pouso automático
A tecnologia Autoland foi lançada em 2019 pela Garmin. Trata-se de um sistema de pouso automático de emergência. O sistema ao identificar incapacidade do piloto, ou se acionado manualmente, assume o controle geral da aeronave e seleciona o aeroporto mais perto, com base em quantidade de combustível, distância e tamanho da pista, para realizar o pouso.
Simultaneamente, o sistema informa aos passageiros do procedimento e também estabelece comunicação com o controle de tráfego aéreo. Ao pousar, a aeronave é imobilizada na pista para a atuação das equipes de emergência.