Agentes federais atiram contra casal em Portland um dia após morte causada pelo ICE nos EUA

Casal foi hospitalizado após ação envolvendo agentes federais; Estado de saúde não foi informado

8 jan 2026 - 22h13
(atualizado às 22h49)
Circula nas redes sociais suposta comunicação dos agentes afirmando que as vítimas falavam espanhol
Circula nas redes sociais suposta comunicação dos agentes afirmando que as vítimas falavam espanhol
Foto: Reprodução/Redes sociais

Agentes federais dos Estados Unidos atiraram contra um casal em Portland, nos EUA, na noite desta quinta-feira, 8. Conforme o Departamento de Polícia de Portland (PPB, na sigla em inglês), ambos foram hospitalizados, mas o estado de saúde é desconhecido. O caso acontece um dia após agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) atirarem fatalmente contra uma mulher em Minneapolis, acendendo uma onda de protestos contra a brutalidade dos agentes

"Às 14h24 (horário local), os policiais receberam a informação de que um homem que havia sido baleado estava ligando e pedindo ajuda na região da Northeast 146th Avenue com a East Burnside", disse a polícia.

Publicidade

"Os agentes foram até o local e encontraram um homem e uma mulher com ferimentos aparentes por arma de fogo. Os policiais aplicaram um torniquete e acionaram equipes de emergência médica. As vítimas foram levadas ao hospital. O estado de saúde delas é desconhecido", conforme veiculado pelo The Guardian.

Nas redes sociais, circula um suposto registro da comunicação dos agentes, que teriam afirmado que as vítimas falavam espanhol. O escritório do FBI em Portland publicou no X que estava "investigando um tiroteio envolvendo um agente ocorrido por volta das 14h15, próximo ao número 10000 da Main St., em Portland, envolvendo agentes da Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, no qual duas pessoas ficaram feridas. Esta continua sendo uma investigação ativa e em andamento, liderada pelo FBI". No entanto, a postagem foi apagada logo em seguida. 

O prefeito de Portland, Keith Wilson, comentou o ocorrido. "Apenas um dia após a violência horrível em Minnesota, cometida por agentes federais, nossa comunidade aqui em Portland agora enfrenta outro incidente profundamente preocupante", afirmou.

"Não podemos ficar parados enquanto as proteções constitucionais são corroídas e o derramamento de sangue aumenta. Portland não é um 'campo de treinamento' para agentes militarizados, e a 'força total' ameaçada pela administração tem consequências mortais. Como prefeito, peço que o ICE encerre todas as operações em Portland até que uma investigação completa seja concluída", acrescentou Wilson.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se