Agentes federais dos Estados Unidos atiraram contra um casal em Portland, nos EUA, na noite desta quinta-feira, 8. Conforme o Departamento de Polícia de Portland (PPB, na sigla em inglês), ambos foram hospitalizados, mas o estado de saúde é desconhecido. O caso acontece um dia após agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) atirarem fatalmente contra uma mulher em Minneapolis, acendendo uma onda de protestos contra a brutalidade dos agentes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Às 14h24 (horário local), os policiais receberam a informação de que um homem que havia sido baleado estava ligando e pedindo ajuda na região da Northeast 146th Avenue com a East Burnside", disse a polícia.
"Os agentes foram até o local e encontraram um homem e uma mulher com ferimentos aparentes por arma de fogo. Os policiais aplicaram um torniquete e acionaram equipes de emergência médica. As vítimas foram levadas ao hospital. O estado de saúde delas é desconhecido", conforme veiculado pelo The Guardian.
Nas redes sociais, circula um suposto registro da comunicação dos agentes, que teriam afirmado que as vítimas falavam espanhol. O escritório do FBI em Portland publicou no X que estava "investigando um tiroteio envolvendo um agente ocorrido por volta das 14h15, próximo ao número 10000 da Main St., em Portland, envolvendo agentes da Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, no qual duas pessoas ficaram feridas. Esta continua sendo uma investigação ativa e em andamento, liderada pelo FBI". No entanto, a postagem foi apagada logo em seguida.
WATCH: Heavily damaged car seen at site where federal agents shot 2 people in Portland, Oregon https://t.co/yOfdyY6GS6 pic.twitter.com/fdNIJecBrx
— Rapid Report (@RapidReport2025) January 9, 2026
O prefeito de Portland, Keith Wilson, comentou o ocorrido. "Apenas um dia após a violência horrível em Minnesota, cometida por agentes federais, nossa comunidade aqui em Portland agora enfrenta outro incidente profundamente preocupante", afirmou.
"Não podemos ficar parados enquanto as proteções constitucionais são corroídas e o derramamento de sangue aumenta. Portland não é um 'campo de treinamento' para agentes militarizados, e a 'força total' ameaçada pela administração tem consequências mortais. Como prefeito, peço que o ICE encerre todas as operações em Portland até que uma investigação completa seja concluída", acrescentou Wilson.