Escritor Salman Rushdie é extubado e volta a falar, diz agente

Britânico sofreu um ataque com múltiplas facadas na última sexta-feira, 12, e teve perfurações no pescoço, peito, fígado, abdômen e pernas

14 ago 2022 - 11h02
(atualizado às 11h14)
Salman Rushdie apresenta melhora em quadro de saúde
Salman Rushdie apresenta melhora em quadro de saúde
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O autor Salman Rushdie, 75 anos, foi extubado e voltou a falar, informou seu agente, Andrew Wylie, sem dar muitos detalhes da saúde do escritor neste domingo, 14. O britânico sofreu um ataque com múltiplas facadas na última sexta-feira, 12, e teve perfurações no pescoço, peito, fígado, abdômen e pernas. Ainda conforme o agente, Rushdie corre o risco de perder um olho e teve os nervos de um dos braços cortados.

O britânico se preparava para dar uma palestra em Chatauqua, no estado de Nova York, quando o norte-americano Hadi Matar, 24 anos, invadiu a lateral do palco e desferiu de 10 a 15 facadas. O agressor foi controlado por parte do público e dos seguranças que estavam na área e foi preso.

Publicidade

Agora, ele responderá por tentativa de homicídio de segundo grau e por agressão. Ainda não se sabe a motivação do crime, mas a mídia norte-americana afirma que Matar é um "simpatizante" do Irã.

O escritor é considerado "inimigo" de Teerã por ter publicado, em 1988, um livro chamado "Versos Satânicos". A obra foi chamada de "blasfêmia" e desde 1989 há uma "fatwa", uma espécie de decreto do regime que pede a morte de Rushdie sob recompensa milionária e a promessa de não ser processado por matá-lo.

Neste domingo, a polícia britânica informou que está investigando uma ameaça de morte contra outra escritora, J.K. Rowling, após o atentado contra Rushdie. A autora de "Harry Potter" fez uma postagem em seu Twitter desejando recuperação ao colega ao que uma pessoa respondeu: "não se preocupe, você é a próxima".

A mensagem, que foi enviada por uma pessoa que se identificava como o paquistanês Meer Asif Aziz, foi repercutida por Rowling dizendo que estava cansada do discurso de ódio que não é controlado pela plataforma. Após a repercussão, a conta saiu do ar.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações