Quem é Salman Rushdie, escritor que sofreu atentado em Nova York

Autor foi esfaqueado minutos antes de dar uma palestra

Foto: Reuters

Atentado em NY

O escritor se preparava para dar uma palestra em Nova York, quando um homem subiu no palco e lhe golpeou cerca de 15 vezes com uma faca. (01/09)

Foto: Reuters

Socorrido com vida

Rushdie foi levado de helicóptero para um hospital e foi submetido a uma cirurgia, segundo o The New York Times. O estado de saúde dele ainda não foi confirmado. (02/09)

Foto: Ansa

Jurado de morte

O ataque, embora trágico, não é exatamente uma surpresa para o escritor indiano e naturalizado inglês, de 75 anos. Isso porque Rushdie é jurado de morte pelo Irã desde 1989. (03/09)

Foto: Poder360

Escritor respeitado

Os livros de Rushdie são ambientados em contextos históricos específicos. O tratamento dado por ele a temas políticos e religiosos fez com que se tornasse alvo de controvérsias. (04/09)

Foto: CartaCapital

Obras famosas

Ele publicou livros como 'O Último Suspiro do Mouro' (1995), 'Fúria' (2001) e 'A Feiticeira de Florença' (2008), além de ensaios sobre temas sociais e políticos. (05/09)

Foto: Pipoca Moderna

Ameaçado pelo Irã

Em seu livro 'Versos Satânicos' (1988), um personagem inspirado no profeta Maomé foi retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana. (06/09)

Foto: Forbes

Recompensa pela morte

Em 1989, o então líder do Irã, Aiatolá Khomeini, condenou o livro e ofereceu uma recompensa milionária pela morte de Rushdie. Ele precisou se esconder, mas não parou de escrever. (07/09)

Foto: Mais Goiás

Título da nobreza

O autor mora nos Estados Unidos desde 2000. Em 2007, Rushdie recebeu o título de cavaleiro da Coroa Britânica por suas contribuições à literatura, se tornando Sir Salman Rushdie. (08/

Foto: BBC News Brasil

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (09/09)

Foto: Divulgação