A guarda costeira dos Estados Unidos divulgou um áudio que se acredita ser do momento em que o submersível Titan implodiu, em junho de 2023, durante uma expedição pelo lugar onde estão os destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade na parte norte do Oceano Atlântico. Os 5 tripulantes que estavam a bordo morreram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O áudio foi captado por um gravador da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera, que estava a mais de 1400 quilômetros do local da implosão. Ouça abaixo o som:
The #TitanMBI releases the suspected acoustic signature of the Titan submersible implosion. Audio recording courtesy of NOAA/NPS Ocean Noise Reference Station Network) https://t.co/h3ySH0PhiA pic.twitter.com/dXC7C1hy4y
— USCG MaritimeCommons (@maritimecommons) February 8, 2025
O submarino Titan era uma embarcação da empresa OceanGate Expeditions, que estava realizando uma expedição para visitar os destroços do Titanic, que afundou em 1912. Estavam a bordo cinco passageiros quando ele implodiu: o CEO e fundador da empresa, Stockton Rush, o empresário Shahzada Dawood e o filho de 19 anos, Suleman Dawood, o empresário Hamish Harding e o piloto do submarino, Paul-Henri Nargeolet.
A expedição às profundezas era um passeio destinado a bilionários, e o submarino desapareceu dos radares cerca de uma hora após submergir. Naquele momento, equipes de buscas foram acionadas.
Os destroços só foram encontrados quatros dias depois e foi concluído que houve uma implosão por conta de falhas na estrutura da embarcação.