Ataques russos com bombas em blocos de apartamentos na região de Zaporizhzhia, na Ucrânia, feriram 26 pessoas, incluindo uma criança, nesta quarta-feira, disse o governador regional Ivan Fedorov, enquanto uma espessa fumaça preta podia ser vista saindo de prédios carbonizados.
Fedorov escreveu no Telegram que três ataques atingiram a capital regional e seus arredores, e dois blocos de apartamentos foram seriamente danificados.
"Mais uma vez, áreas civis -- casas, escolas e espaços cotidianos -- foram deliberadamente atingidas", escreveu o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, alertando que o número de vítimas poderia aumentar.
Os moradores, alguns cobertos de poeira da explosão, ficaram observando a luta dos socorristas para apagar o fogo e remover os escombros.
"Todas as paredes desabaram", disse Valentyna Sumachova, de 70 anos, descrevendo como tudo ficou subitamente envolto em fumaça e os socorristas tiveram que ajudar ela e o marido a sair do apartamento.
A cidade de Zaporizhzhia, cujo extremo sul fica a menos de 25 km da linha de frente, tem sido bombardeada regularmente pela Rússia desde a invasão da Ucrânia em 2022.
O serviço estatal de emergências da Ucrânia afirmou que o trabalho para limpar os escombros estava em andamento.