Grupo de 134 ganhadores do Nobel pede a China que liberte escritor

5 dez 2012 - 03h04
(atualizado às 03h34)

Um total de 134 agraciados com o Prêmio Nobel pediram em carta dirigida ao novo líder chinês, Xi Jinping, a libertação "incondicional" do escritor Liu Xiaobo, laureado com o Nobel da Paz em 2010, e o fim da prisão domiciliar de sua esposa, a poetisa Liu Xia.

A carta, publicada pela organização Repórteres Sem Fronteiras e assinada por premiados nas seis categorias do Nobel (Química, Medicina, Física, Literatura, Economia e Paz), expressa o desejo de que a nova liderança chinesa "aproveite uma grande oportunidade para trilhar passos concretos que assegurem os direitos fundamentais dos cidadãos da China".

Publicidade

Segundo os signatários, Liu, "um respeitado intelectual e advogado da democracia", foi condenado a 11 anos de prisão e acusado de subversão "devido a seus ensaios políticos e por ser o co-autor da Carta 08, que pedia uma reforma política pacífica na China".

"Escrevemos para dar as boas-vindas à perspectiva de uma nova liderança com novas ideias, e para isso lhe pedimos com respeito a libertação de Liu Xiaobo, o único agraciado com o Nobel da Paz que está preso, e de sua esposa, Liu Xia", destaca a carta, enviada à residência de Xi em Zhongnanhai.

A carta é assinada por célebres premiados, entre eles Mario Vargas Llosa, o Dalai Lama, Desmond Ttu e José Ramos-Horta.

"Esperamos que as autoridades chinesas apreciem a diversidade de extraordinárias conquistas que se reflete nos agraciados que escreveram", assinalou Tutu, um dos líderes da iniciativa.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se