Capitão do navio Sewol levou 40 minutos para exigir evacuação

20 abr 2014 - 08h25

O capitão da embarcação sul-coreana "Sewol" demorou 40 minutos para dar a ordem de evacuação, o que teria dificultado o resgate, revelou neste domingo a transcrição do diálogo entre a cabine e a torre de controle.

Lee Joon-seok, de 69 anos, pediu ajuda por rádio ao serviço de emergência às 8h55 (hora local) de quarta-feira, 16, ao detectar que o navio estava se inclinando, segundo a transcrição divulgada pelas autoridades da Coreia do Sul.

Publicidade

Durante os 40 minutos seguintes, o capitão contactou por até 11 vezes a torre de controle, mas foi só após às 9h30 (hora local), com a embarcação já tombada em 45 graus, que ele ordenou aos passageiros irem para o exterior da embarcação.

O capitão tinha solicitado que os passageiros ficassem em seus assentos, o que segundo os especialistas é o principal motivo para a maioria das 476 pessoas a bordo terem ficado presas no barco.

No sábado, o capitão explicou que demorou a iniciar a evacuação para proteger os passageiros diante das condições adversas do mar e da impossibilidade de utilizar as embarcações de resgate por não serem suficientes.

Neste domingo, o tempo melhorou no local do acidente e os mergulhadores puderam pela primeira vez entrar no interior do barco, e mais 19 corpos foram resgatados, número que deve aumentar nas próximas horas.

Publicidade

Segundo os últimos dados oficiais, há 244 desaparecidos, que provavelmente estão presos no interior da embarcação e com poucas chances de estarem vivos. O número de mortos oficiais é de 58, enquanto 174 pessoas fora resgatadas.

Dos 476 passageiros do "Sewol", 325 eram alunos de 16 e 17 anos de um instituto de Ansan, na periferia de Seul, cujo vice-diretor se suicidou na sexta-feira, dois dias após ser resgatado.

Além disso, hoje se confirmou a morte de um operário dos serviços de salvamento, que tinha entrado em coma ontem após receber um forte golpe na cabeça durante os trabalhos de resgate.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se