Após 21 anos, Suu Kyi recebe o Prêmio Nobel da Paz em Oslo

16 jun 2012 - 09h07
(atualizado às 12h22)

A líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi, que passou 24 anos em prisão domiciliar em Mianmar, disse neste sábado que ter recebido o Prêmio Nobel da Paz em 1991 ajudou-a a voltar à realidade e tirou Mianmar do esquecimento.

A birmanesa Suu Kyi discursa ao receber o Prêmio Nobel da Paz no saguão da prefeitura de Oslo, na Noruega
A birmanesa Suu Kyi discursa ao receber o Prêmio Nobel da Paz no saguão da prefeitura de Oslo, na Noruega
Foto: AFP

"(O prêmio) me fez real novamente, me devolveu ao resto da humanidade. E o que foi mais importante, o Prêmio Nobel atraiu a atenção do mundo à luta pela democracia e pelos direitos humanos em Mianmar", declarou a ativista na cerimônia de entrega da homenagem em Oslo.

Publicidade

Suu Kyi não pôde receber o Nobel em 1991 porque estava em prisão domiciliar. A medalha, o diploma e as 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões) foram na época recebidos por seu marido e seus filhos.

Ela destacou que o processo de voltar "ao mundo dos demais seres humanos" desde seu isolamento não foi instantâneo, mas paralelo às notícias das reações a um prêmio que reconheceu que "a oprimida e isolada Mianmar era também uma parte do mundo".

"Para mim, receber o Prêmio Nobel da Paz significa pessoalmente estender minha preocupação pela democracia e pelos direitos humanos além das fronteiras nacionais. O Nobel da Paz abriu uma porta em meu coração", disse a líder em seu discurso, durante cerimônia transmitida pela televisão pública norueguesa NRK.

A viagem de Suu Kyi à Noruega foi possibilitada pelo processo de reformas políticas que busca transformar a autocracia birmanesa em uma democracia parlamentar, desde a dissolução da última junta militar, que transferiu o poder a um governo civil em 2011.

Publicidade

Suu Kyi disse que, desde sua independência em 1948, Mianmar não conheceu um período de paz devido à incapacidade de estabelecer a confiança e a compreensão necessárias para eliminar as causas do conflito.

A ativista afirmou que ainda hoje o país sofre com hostilidades. Ela denunciou que, pouco antes de sua viagem à Noruega, o oeste de Mianmar registrou várias mortes em confrontos. Mas, apesar da violência, Suu Kyi se disse esperançosa em relação ao futuro.

"Nos últimos meses, as negociações entre o governo e os grupos étnicos fizeram progressos. Esperamos que os acordos de cessar-fogo levem a pactos políticos baseados nas aspirações do povo e no espírito de união", ressaltou.

A líder opositora birmanesa lembrou que tanto ela como seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND), estão preparados para desempenhar "qualquer papel" no processo de reconciliação nacional.

Publicidade

Em sua opinião, as reformas impulsionadas pelo novo governo só se podem sustentar "com a cooperação inteligente de todas as forças internas" e serão efetivas à medida que melhorem a vida do povo birmanês, o que, segundo ela, incumbe a comunidade internacional de "um papel crucial".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se