Surto de vírus H1N1 teria causado 17 mortes na Venezuela

Segundo versões de autoridades regionais e da imprensa privada, o número de infectados seria de pelo menos 250 no país de 29 milhões de habitantes

27 mai 2013 - 16h25
(atualizado às 16h29)

Um surto do vírus da gripe H1N1 teria provocado a morte de pelo menos 17 pessoas na Venezuela, afirmaram nesta segunda-feira reportagens de jornais independentes que não foram confirmadas pelo governo.

Segundo versões de autoridades regionais e da imprensa privada, o número de infectados seria de pelo menos 250 no país de 29 milhões de habitantes. O vírus H1N1 foi declarado uma pandemia global em junho de 2009, dois meses depois de seu surgimento na América do Norte.

Publicidade

"Passamos em questão de três semanas de 20 casos a quase 250, é um número alarmante, e o balanço para hoje é que há 16 Estados do país que apresentaram casos humanos e estamos já em 17 mortes", disse o ex-ministro da Saúde e Assistência Social Rafael Orihuela a um canal de televisão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), exames de laboratório confirmaram mais de 18 mil mortes no mundo por H1N1, vírus também conhecido como gripe suína, mas a cifra real seria muito maior.

"Estamos tendo um movimento de uma pandemia que aconteceu no planeta há três anos e meio", acrescentou o especialista, que também é pesquisador de doenças infectocontagiosas. Os Estados da fronteira com a Colômbia e os localizados nas zonas andinas seriam os que registram um índice maior da doença.

A gripe H1N1 é um subtipo de influenza que afeta seres humanos e é transmitida de pessoa a pessoa de forma muito semelhante ao processo de contágio da gripe, ou seja, por meio de tosse e espirros, ou levando as mãos à boca e ao nariz depois de tocar algo infectado com o vírus.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se