México diz que gripe suína pode ter matado 149 pessoas

27 abr 2009 - 14h12
(atualizado às 15h40)

Carolina Hanashiro

Da BBC Brasil

O México confirmou nesta segunda-feira que 149 pessoas morreram com a suspeita de terem contraído o vírus da gripe suína.

Espanha confirma 1o caso de gripe suína na Europa
Video Player

Os números oficiais indicam que 1.995 pessoas foram internadas com problemas de pneumonia grave, das quais 776 permanecem hospitalizadas.

Publicidade

Em coletiva de imprensa realizada esta manhã, o ministro da Saúde do México, José Córdoba, declarou que o surto de gripe suína está no seu momento mais crítico e que o número de casos continuará subindo.

Córdoba ressaltou que a doença tem cura e que o México tem uma reserva suficiente de medicamentos. O ministro admite que os estudos não estão sendo realizadas na velocidade que o governo deseja.

Córdoba diz que a prioridade tem sido evitar a aparição de novos casos e que, para isso, o governo está contando com o apoio de diversos organismos.

Europa

O primeiro caso de gripe suína na Europa foi confirmado nesta segunda-feira na Espanha pelo Ministério da Saúde do país.

Publicidade

O paciente, um jovem de 23 anos da província de Albacete, havia retornado de uma viagem ao México na semana passada com febre e foi isolado em uma ala hospitalar no sábado à noite.

Também nesta segunda-feira, a comissária de saúde da União Européia, Androulla Vassiliou, recomendou que os europeus evitem viagens que não sejam essenciais para as zonas afetadas (além de México e Espanha, há casos nos Estados Unidos e no Canadá).

Segundo a comissária, que se reuniu com ministros do Exterior da União Europeia em Luxemburgo, a precaução é necessária para "minimizar o risco pessoal e reduzir o risco potencial de espalhar a infecção para outras pessoas".

Os ministros da Saúde da União Europeia convocaram uma reunião de emergência para quinta-feira para discutir uma resposta comum ao surto da doença, que se originou no México e já causou a morte de 103 pessoas no país.

Publicidade

Suspeita-se que outras 1.614 pessoas tenham sido contaminadas pelo vírus da gripe suína no México.

Caso espanhol

Ao anunciar o caso envolvendo o vírus H1N1 na Espanha, a ministra da Saúde do país, Trinidad Jimenez, disse que o paciente está sendo tratado de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e que sua condição não é grave.

Outros vinte casos suspeitos estão sendo investigados na Espanha. Todos os pacientes voltaram recentemente do México e acredita-se que nenhum dos casos apresente risco de morte.

Vinte casos já foram confirmados nos Estados Unidos, que decretaram emergência sanitária. Também há casos confirmados no Canadá e estão sendo investigados casos suspeitos em Israel, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Brasil.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse que está acompanhando os acontecimentos de perto.

Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que o vírus tem o potencial de provocar uma pandemia, mas disse que o mundo está hoje mais bem preparado do que nunca para lidar com a ameaça.

Publicidade
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações