Entrada da Venezuela no Mercosul foi decisão unânime, diz Argentina

3 jul 2012 - 00h12
(atualizado às 01h03)

A Argentina esclareceu nesta segunda-feira que a decisão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul como membro pleno foi adotada de forma unânime pelos presidentes de Argentina, Brasil e Uruguai durante a cúpula semestral do bloco, realizada na última sexta-feira na cidade argentina de Mendoza.

A posição argentina coincide com a já expressada pelo Brasil, depois de o Governo uruguaio ter surpreendido ao afirmar, através de seu chanceler, Luis Almagro, que o ingresso da Venezuela no Mercosul "não é definitivo" e que o "revisará" juridicamente.

Publicidade

Segundo indicou a Chancelaria argentina em comunicado, na sexta-feira, depois de uma reunião dos presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai), foram ouvidas as posições dos chanceleres e dos assessores jurídicos dos Governos do Brasil e da Argentina. Depois disso, os líderes decidiram pela entrada da Venezuela em uma reunião a sós.

"A análise dos assessores legais presentes também foi unânime ao avaliar que o ingresso da Venezuela cumpre estritamente com os tratados do Mercosul e as legislações nacionais dos países participantes", disse a Chancelaria argentina.

Segundo o comunicado oficial, a resolução aprovando a entrada "foi pactuada entre os chanceleres dos três países e os assessores jurídicos e aprovada pelos presidentes".

A cerimônia de ingresso da Venezuela acontecerá em 31 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes de Argentina, Uruguai, Brasil e Venezuela, acrescenta o comunicado.

Publicidade

O ingresso da Venezuela, aprovado em 2006, estava travado pela negativa do Senado paraguaio em ratificar o correspondente protocolo.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul depois da destituição do presidente Fernando Lugo em um julgamento político realizado pelo Senado de seu país em cerca de 30 horas.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações