URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mulheres e crianças terão abrigo especial em Porto Alegre

Também foram contratados serviços de vigilância privada para os abrigos

9 mai 2024 - 22h51

Em coletiva de atualização sobre o enfrentamento à enchente na tarde desta quinta-feira (9) o prefeito Sebastião Melo anunciou a criação de um abrigo emergencial especificamente para mulheres e crianças. Ele será instalado no Foro Regional do Partenon, na Zona Leste, por meio de parceria com entidades do Poder Judiciário neste fim de semana. Também foram contratados serviços de vigilância privada para os abrigos.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Melo atendeu a imprensa no Departamento Municipal de Habitação (Demhab), acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Gomes, do diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, e a responsável pelos abrigos e presidente da Procempa, Leticia Batistella. O nível do Guaíba estava em 4,90 metros na tarde desta quinta-feira.

Publicidade

São 13,1 mil pessoas acolhidas em 140 estruturas emergenciais na Capital. Destas, 127 passam a contar com segurança privada das 19h às 7h a partir da noite desta quinta-feira. "Estamos trabalhando para esse serviço aumente para 24h, pois entendemos que as pessoas precisam se sentir seguras neste momento de fragilidade", destacou Leticia.

Melo comentou que a prefeitura avança na construção de um corredor humanitário entre a avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição. Para tanto, a passarela de pedestres junto à Estação Rodoviária será demolida nesta noite. "É necessário para permitirmos a passagem de veículos como caminhões com suprimentos e ambulâncias por ali, mas futuramente construiremos uma nova passarela no local", destacou o prefeito.

Resgates

O vice-prefeito salientou que muitos barcos de busca estão retornando vazios porque não encontram mais pessoas para remoção em áreas como Humaitá, Vila Farrapos e São Geraldo, onde se concentram parte resgates. "Nosso empenho é não desmobilizar as equipes, porque há pessoas que ficaram em suas casas e serão convencidas a sair mais à frente", ponderou Gomes, que agradeceu o esforço incansável de socorristas voluntários e das forças de segurança.

Publicidade

Abastecimento de água - Os técnicos do Dmae trabalham para que o Sistema de Abastecimento Moinhos de Vento, o único ainda inoperante em Porto Alegre, volte a funcionar. Os outros quatro sistemas (São João, Belém Novo, Tristeza e Menino Deus) estão operando com capacidade reduzida.

"Estamos lidando com uma lâmina de água de dois metros de altura na região em que captamos água para o sistema Moinhos de Vento. Para fazer uma solda ou uma blindagem temos muita dificuldade, é uma operação que exige cuidado neste momento. Estamos empenhados em fazer o abastecimento voltar à normalidade em Porto Alegre", completou Loss.

*Com a informação PMPA

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações