"Golpe da Mão Fantasma": Agências Bancárias do RS alertam clientes

Golpistas se passam por funcionários bancários para enganar clientes e obter acesso remoto aos seus celulares

3 jun 2023 - 12h01

As agências bancárias de Carlos Barbosa estão em alerta devido ao crescente número de ocorrências do conhecido "Golpe da Mão Fantasma". Durante a última semana, golpistas passaram por funcionários do banco, entrando em contato telefônico com os clientes e convencendo-os a instalar um aplicativo suspeito em seus celulares.

Foto: Reprodução/Rede Social / Porto Alegre 24 horas

Os fraudadores utilizam diversas táticas para enganar os clientes, alegando invasões de conta, clonagem e movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. Em seguida, ofereça o envio de um link para a instalação de um aplicativo que supostamente resolverá o problema. Caso o aplicativo seja instalado, o criminoso obtém acesso remoto ao celular da vítima, permitindo-o visualizar dados e senhas pessoais.

Publicidade

É importante ressaltar que os golpistas conseguem disfarçar o número de telefone, dando uma impressão de que a ligação é legítima. Diante dessa situação, as instituições financeiras reforçam que não realizam chamadas para os clientes solicitando a instalação de aplicativos ou fornecimento de informações pessoais, senhas ou números de cartão. Além disso, nunca solicito transferências ou pagamentos para supostamente resolver problemas nas contas dos clientes.

Diante desse cenário, as agências bancárias orientam a população a redobrar a atenção e não fornecem dados pessoais ou bancários por telefone caso recebam esse tipo de ligação. Em vez disso, é recomendado que os clientes dirijam-se diretamente às instituições financeiras para esclarecer dúvidas ou informações sobre qualquer tentativa de golpe.

É fundamental ressaltar que os bancos possuem sistemas de segurança eficientes para proteger seus clientes. No entanto, é necessário que a população esteja ciente dessas práticas fraudulentas e tome preferências adequadas para evitar que se tornem vítimas de golpes.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações