A Defesa Civil do Estado de São Paulo veiculou uma advertência sobre a iminente ocorrência de chuvas intensas e temporais em diversas localidades paulistas, abrangendo o período que se estende de domingo (23) até terça-feira (25).
Este cenário de instabilidade climática é atribuído à lenta incursão e deslocamento de um sistema meteorológico (frente fria) que avança pela faixa litorânea da Região Sudeste. A previsão indica o desenvolvimento de precipitações volumosas, as quais devem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento (que podem variar entre 40 e 80 km/h, ou até 70 km/h, e em alguns locais podem chegar a 100 km/h) e a possibilidade de precipitação de granizo.
Risco de temporais
O órgão ressalta que o risco é classificado como "muito alto" para o acúmulo de chuvas em áreas costeiras e serranas, como:
-
Litoral Norte e Baixada Santista (onde há estimativas de acumulados de até 175 mm e 120 mm, respectivamente).
-
Vale do Paraíba.
-
Vale do Ribeira.
-
Serra da Mantiqueira.
-
Região Metropolitana de São Paulo (Capital e Grande São Paulo), onde a chegada da frente fria já provoca mudanças no tempo.
Outras regiões também apresentam riscos de volumes consideráveis, sendo o acúmulo classificado como "alto" para:
-
Ribeirão Preto.
-
Franca.
-
Barretos.
-
Sorocaba (com estimativas de até 170 mm).
Além disso, a Defesa Civil aponta volumes de chuva "médios" esperados para o restante do interior, incluindo:
-
Araraquara.
-
Bauru.
-
Presidente Prudente.
-
Marília (com estimativa de 110 mm).
-
Araçatuba (com estimativa de 100 mm).
-
São José do Rio Preto (com estimativa de 100 mm).
Alerta Importante: A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam a necessidade de atenção redobrada da população, dada a probabilidade de ocorrências como alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra, além de acidentes relacionados a ventos fortes e descargas elétricas. As orientações incluem evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores grandes e desconectar aparelhos eletrônicos durante as tempestades. Para emergências, os telefones são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Proteja-se
Por fim, diante da previsão de temporais e alagamentos, a Defesa Civil faz um alerta para que a população se proteja e adote medidas de segurança. Assim, deve-se evitar terrenos descampados, devido ao risco de raios e não estacionar veículos próximos a árvores de grande porte, placas, andaimes e estruturas sujeitas a queda.