A Fórmula 1 encerrou suas atividades da temporada de 2025, mas não antes de ter um último rumor que dominou o paddock confirmado. Helmut Marko, conselheiro da Red Bull Racing, teve sua saída confirmada da equipe de Milton Keynes após 20 anos de parceria.
Apesar de ter um contrato em andamento com a Red Bull para 2026, o futuro do consultor de automobilismo austríaco de 82 anos foi alvo de rumores durante o GP de Abu Dhabi. As conversas entre o Marko e a alta administração da equipe ocorreram na segunda-feira, no circuito de Yas Marina.
Em comunicado oficial enviado pela equipe, Marko falou sobre sua trajetória no esporte e agradeceu ao trabalho realizado com a Red Bull: "Estou envolvido no automobilismo há seis décadas, e os últimos mais de 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida. Foi um período maravilhoso em que pude ajudar a moldar e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho", começou.
"Ficar por pouco fora do título mundial nesta temporada me tocou profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo, para mim pessoalmente, de encerrar este capítulo muito longo, intenso e bem-sucedido", disse o consultor. "Desejo a toda a equipe sucesso contínuo e estou convencido de que eles estarão lutando por ambos os títulos mundiais novamente no próximo ano".
Quem é Helmut Marko?
Ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor da 24 Horas de Le Mans, Helmut Marko encerrou sua carreira como piloto no GP da França de 1972, após sofrer uma lesão no olho. Apaixonado pelo automobilismo, fundou a equipe RSM Marko, onde atuava como gerente, e competiu no DTM, na Fórmula 3 alemã e na F3000.
Em 1999, a equipe foi renomeada Red Bull Junior Team, antes de se tornar o verdadeiro programa de desenvolvimento de pilotos da marca, que produziu 18 pilotos da Fórmula 1 sob a supervisão de Marko. Entre eles, estão os tetracampeões Sebastian Vettel e Max Verstappen.
Desde 2005, o austríaco também atua como consultor das atividades de Fórmula 1 da marca, incluindo a equipe Red Bull em Milton Keynes e a equipe Racing Bulls, sediada em Faenza, anteriormente batizada como Toro Rosso. O trabalho de Marko com o ex-diretor de equipe Christian Horner levou a equipe a oito títulos de pilotos e seis de construtores.
"Helmut veio até mim com o desejo de encerrar seu papel como consultor de automobilismo no final do ano", contou o CEO esportivo da Red Bull, Oliver Mintzlaff. "Lamento profundamente sua decisão, já que ele foi uma figura influente por mais de duas décadas, e sua saída marca o fim de uma era extraordinária".
"Ao longo de mais de 20 anos, Helmut conquistou méritos incomparáveis para nossa equipe e para toda a família do automobilismo Red Bull. Ele desempenhou um papel decisivo em todas as principais decisões estratégicas que fizeram a Red Bull Racing ser o que é hoje: múltipla campeã mundial, um motor de inovação e uma pedra fundamental do automobilismo internacional", seguiu Mintzlaff.
O CEO esportivo também revelou que houve um grande debate sobre o futuro do consultor no automobilismo: "Após uma longa e intensa conversa, percebi que precisava respeitar seus desejos, pois tive a impressão de que o momento era certo para ele dar esse passo. Embora sua saída deixe uma lacuna significativa, nosso respeito por sua decisão e nossa gratidão por tudo o que ele fez pela Red Bull Racing superam isso", disse.
"Helmut Marko fará muita falta — tanto pessoal quanto profissionalmente. Desejamos a ele todo o sucesso no futuro e esperamos que ele permaneça próximo e calorosamente conectado à equipe", concluiu Oliver.