Entre largadas em falso, Covid e disputa acirrada, eleição presidencial começa no Peru

11 abr 2021 - 12h50

Os peruanos se dirigiam às urnas neste domingo em uma eleição presidencial marcada pela incerteza devido à apatia generalizada do público após década de corrupção, más gestões e um possível comparecimento baixo devido à pandemia de Covid-19.

As urnas abriram às 7h, horário local, com o dobro dos postos de votação disponíveis aos eleitores em relação a eleições anteriores conforme as autoridades buscavam evitar a piora de uma segunda onda de coronavírus que atinge o país andino.

Publicidade

Longas filas se formaram no lado de fora de alguns postos de votação, majoritariamente com pessoas idosas que receberam a recomendação de votar cedo para evitar aglomerações.

Alguns colégios eleitorais não puderam abrir na hora certa porque supervisores --cidadãos escolhidos aleatoriamente para ajudar o processo-- não haviam chegado, gerando tensões em alguns postos e reclamações nas redes sociais.

Nenhum dos 18 candidatos à Presidência tinha mais de 12% nas pesquisas, e não votar em qualquer dos candidatos ainda era a opção mais popular entre entrevistados antes do primeiro turno.

Dois candidatos de polos opostos do espectro político podem se enfrentar no segundo turno em junho.

Publicidade

Hernando de Soto, economista liberal, e o professor esquerdista radical Pedro Castillo aparecem na frente do pelotão após picos de apoio na reta final, segundo a última pesquisa.

Keiko Fujimori, filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori, está logo atrás, seguida pelo candidato populista Yonhy Lescano, o ultraconservador Rafael López Aliaga e a esquerdista Veronika Mendoza.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se