Partido governista polonês relata ataque a seu site antes das eleições

16 mai 2025 - 13h48

Um grupo de hackers russos atacou os sites do partido governista polonês Plataforma Cívica (PO, na sigla em polanês), disse o primeiro-ministro Donald Tusk nesta sexta-feira, dois dias antes da eleição presidencial.

"Dois dias antes das eleições, um grupo de hackers russos operando no Telegram atacou os sites da Plataforma Cívica. Os sites da esquerda e do PSL (partido agrário) também foram atacados", escreveu Tusk na plataforma de mídia social X.

Publicidade

"O ataque está em andamento."

Os governos europeus têm estado em alerta máximo quanto a sinais de interferência eleitoral desde que a Romênia cancelou uma eleição presidencial que estava em andamento em dezembro, após alegações de interferência russa, que Moscou negou.

A embaixada russa em Varsóvia disse que não tinha comentários sobre o assunto.

O chefe da chancelaria de Tusk, Jan Grabiec, falou do ataque mais cedo, sem dizer quem era o suspeito de estar por trás dele.

Publicidade

O ataque aconteceu horas antes do início de uma suspensão de campanha antes do primeiro turno da eleição presidencial de domingo.

O prefeito progressista de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, membro sênior do PO, está concorrendo com o historiador Karol Nawrocki, que dirige o Instituto de Memória Nacional da Polônia, e com o nacionalista de extrema-direita Slawomir Mentzen.

Os sistemas de TI da Platforma Cívica também foram atingidos por um ataque cibernético em abril.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se