Oferecimento

Porto Alegre define novos critérios para vagas na Educação Infantil

Decreto estabelece prioridades de acesso e amplia períodos de inscrição na rede municipal

4 abr 2025 - 18h04

A Prefeitura de Porto Alegre publicou, nesta quinta-feira (3), um decreto que regulamenta o acesso e a permanência de crianças de 0 a 3 anos na etapa creche da Educação Infantil na rede municipal. O documento, divulgado no Diário Oficial (Dopa), define os critérios para ingresso, matrícula, permanência e eventual cancelamento de vagas nas instituições públicas, parceirizadas e privadas credenciadas. Entre as principais novidades está a abertura de dois períodos de inscrição por ano, facilitando o acesso das famílias ao sistema educacional.

Foto: Ederson Nunes/CMPA / Porto Alegre 24 horas

A prioridade na designação de vagas seguirá uma ordem específica: crianças em acolhimento institucional; em vulnerabilidade social; com deficiência ou altas habilidades; com irmãos na mesma escola; filhos de mães adolescentes ou vítimas de violência doméstica; com responsáveis legais idosos ou com deficiência; e famílias com menor renda. Em caso de empate, a ordem de inscrição será o critério de desempate. Essas medidas visam assegurar equidade e atender as famílias com maior necessidade.

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a ampliação dos períodos de inscrição é uma forma de garantir mais oportunidades para que pais e responsáveis consigam matricular seus filhos. As inscrições serão feitas pela internet, conforme edital a ser publicado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com ampla divulgação. A lista de espera será organizada por ordem de colocação e, quando possível, por região, promovendo maior transparência no processo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se