Oferecimento

Inep libera declaração provisória de ensino médio para matrícula no ensino superior

Plataforma de Cerificação Digital só será disponibilizada em 2 de março; alternativa promete impedir perda de vaga

27 jan 2026 - 17h45
(atualizado às 19h05)
O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Em meio ao período de matrículas no ensino superior e à falta de uma plataforma definitiva para emissão do certificado de conclusão do ensino médio, estudantes que fizeram o Enem poderão emitir, a partir desta sexta-feira, 30, uma declaração provisória que permite o ingresso em universidades. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Terra.

Nesta edição do exame, o Enem voltou a ser válido como certificação do ensino médio, possibilidade que havia sido suspensa em 2017. A retomada, no entanto, veio acompanhada de dificuldades. Estudantes relataram que não conseguiam acessar o certificado e temiam perder vagas conquistadas em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em vestibulares próprios.

Publicidade

A certificação é destinada a participantes com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ter direito ao documento, é necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 pontos na redação. Sem a comprovação da conclusão dos estudos, os aprovados não conseguem realizar a matrícula.

Segundo o Inep, a plataforma oficial para a emissão da Certificação Digital só estará disponível em 2 de março -- em um cenário em que a maioria das instituições de ensino superior encerra o período de matrícula ainda em fevereiro.

O presidente do Inep, Manoel Palacios, havia afirmado que um aplicativo estava em desenvolvimento. Depois, ele se retratou. À TV Globo, disse que houve um mal-entendido. "Descobri depois que todo mundo pensa em aplicativo no celular. [Mas] é na plataforma que vai ter o processo de obtenção do certificado. Descobri nesse meio tempo que causou uma grande confusão", afirmou.

Enquanto a plataforma não entra no ar, o Inep disponibilizou uma alternativa para evitar prejuízos aos estudantes.

Publicidade

Passo a passo para acessar a declaração provisória de certificação

  1. Acesse a Página do Participante do Enem
  2. Verifique se atingiu os critérios mínimos: 450 pontos em cada área e mais de 500 na redação
  3. Solicite a declaração de atendimento às condições de certificação, disponível a partir desta sexta-feira
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se