Aprovado em Medicina na USP dedica vaga à mãe que faleceu no início do ano: 'Jurei para ela que me formaria'

Kawe Bessa, de 21 anos, foi aprovado em Medicina no câmpus de Ribeirão Preto após três tentativas

23 jan 2026 - 16h53
(atualizado às 18h51)
Resumo
Kawe Bessa, de 21 anos, foi aprovado em Medicina na USP após três tentativas e dedicou a conquista à mãe, que faleceu no início do ano e o inspirou a seguir esse sonho.
Aprovado em Medicina na USP dedica vaga à mãe que faleceu: 'Jurei para ela que me formaria'
Video Player

Após três tentativas, o estudante Kawe Rodrigues Carneiro Bessa realizou um sonho na manhã desta sexta-feira, 23: ver o nome na lista de aprovados para o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Muito feliz com a conquista, o jovem de 21 anos dedica a vaga para a mãe, Kenya Bessa, que faleceu aos 48 anos no início deste ano, vítima de um infarto.

"É uma aprovação principalmente para ela, porque enquanto estávamos no hospital, ela me fez prometer que eu me formaria em Medicina. Eu jurei pra ela que eu me formaria no curso, seria um excelente médico e ajudaria muitas pessoas. E que eu jamais me sentiria impotente da forma como eu me senti numa sala de hospital", conta Kawe em entrevista ao Terra.

Publicidade

"Queria agradecê-la. Ela sempre me apoiou, sempre se dedicou, fez de tudo. Ela deu um jeito para eu poder vir para o cursinho, moveu mundos, moveu montanhas para eu conseguir realizar esse sonho", acrescenta o jovem.

Segundo o estudante, a mãe tinha problemas cardíacos e, anos antes, já tinha sofrido um primeiro infarto. Foi nesse momento, ainda criança, que ele já começou a pensar em cursar Medicina. "Eu vivia muito em um ambiente hospitalar e eu pensava 'talvez eu queira ser isso quando eu crescer'". Ao longo dos anos, ele chegou a pensar em outras opções de cursos, como Biologia Marinha e Farmácia, mas decidiu que o caminho era mesmo a Medicina. 

Kawe Bessa, de 21 anos, foi aprovado em Medicina no câmpus de Ribeirão Preto
Kawe Bessa, de 21 anos, foi aprovado em Medicina no câmpus de Ribeirão Preto
Foto: Arquivo pessoal

A preparação para o vestibular

Morador da capital paulista, Kawe estudou até o ensino médio em uma escola pública. Após se formar, ele começou a fazer o Curso Objetivo, onde estudou para o vestibular por três anos. O primeiro ano de cursinho foi pago com a ajuda de um parente, já nos dois anos seguintes ele conquistou uma bolsa de estudos integral pelo seu desempenho.

Ele lembra que, nos dois primeiros anos de cursinho, "estudava muito pesado" e passava horas e horas em meio aos livros. A estratégia do ano passado, no entanto, foi diferente. Ele continuou os estudos, mas "pegou mais leve" e teve como foco principal participar de simulados.

Publicidade

"Eu queria questões inovadoras, que me pegassem de surpresa, por isso eu priorizei os simulados do Objetivo. Faltei em poucos, mas, os que eu não fiz, depois eu corri atrás para resolver", recorda Kawe.

Kawe foi aprovado em Medicina na USP após três tentativas
Foto: Marcela Coelho/Redação Terra

O estudante também afirma que, no último ano, focou em todas as disciplinas. "Antes, eu tinha focado muito só em redação, biologia, química e física, mas, nesse último ano, eu foquei em todas as matérias. Pensei que tinha que ser bom em todas, inclusive nas que eu não me adapto muito bem."

Kawe foi aprovado em Medicina no câmpus de Ribeirão Preto, e está ansioso pela mudança para o interior de São Paulo. "Acho que uma vida mais calma, uma vida mais tranquila no interior seria o melhor pra mim agora", diz. "É um sonho se tornando realidade."

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se