As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2026, do primeiro semestre, abrem nesta segunda-feira, 26. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo têm até a próxima quinta-feira, 29, para se candidatar às vagas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para graduação em instituições privadas de ensino superior, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 594.519 mil bolsas, 328.175 são para bacharelado; 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato pode optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para se inscrever no ProUni, o candidato precisa ter feito o Enem nos últimos dois anos, ter nota média superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato também deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além dos critérios acima, o candidato precisa ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter concluído o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia. Neste caso, não é aplicado o limite de renda.
Como fazer a inscrição no ProUni 2026?
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- Entre com o seu login da plataforma gov.br ou faça o cadastro;
- Pesquise as vagas;
- Escolha, em ordem de preferência, até duas opções de curso.
Durante o período de inscrição, o candidato consegue alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
O que são as notas de corte parciais?
Em todo o período de inscrição, os candidatos conseguem ver as notas de corte parciais de cada curso. A informação ajuda o estudante a saber se tem chances de ser aprovado naquele curso e se deseja ou não manter as opções escolhidas na inscrição. As notas de corte parciais são atualizadas uma vez por dia.
As notas de corte são as notas mínimas que o candidato precisa ter para conseguir uma vaga no curso e faculdade que deseja entrar.
Quando sai o resultado do ProUni?
O resultado da primeira chamada do ProUni 2026 do primeiro semestre está previsto para 3 de fevereiro. Já o resultado da segunda chamada deverá sair em 2 de março.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas, ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do programa entre os dias 25 e 26 de março. A divulgação da lista acontece no dia 31 do mesmo mês.
Calendário do ProUni 2026
- Inscrições: 26 a 29 de janeiro;
- Resultado da primeira chamada: 3 de fevereiro;
- Resultado da segunda chamada: 2 de março;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março;
- Divulgação da lista de espera: 31 de março