Patrocínio

Governo tenta convencer Câmara a votar texto do Senado sobre royalties

O ministro da Educação, Alizio Mercadante, quer evitar a judialização com a proposta que havia sido aprovada pelos deputados

9 jul 2013 - 11h39
(atualizado às 11h39)

O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE) disse nesta terça-feira que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está empenhado em convencer a base aliada do governo a votar o texto aprovado no Senado sobre a destinação dos royalties do petróleo para a educação e a saúde.

O principal argumento do ministro, segundo o líder, é a possível judicialização do tema. "Na hora em que se judicializar essa questão, para tudo e prejudica até mesmo os entes da federação", disse Guimarães. Ele afirma que a intenção é fechar um acordo com a base até a noite de hoje ou, no máximo, até amanhã.

Publicidade

Segundo estudo da Consultoria Legislativa da Câmara, as mudanças feitas pelo Senado reduzem em mais de R$ 170 bilhões os recursos destinados a esses setores até 2022.

Os líderes da base aliada estavam reunidos por volta das 11h, na liderança do governo na Câmara, com os ministros da Educação e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Mudanças no projeto

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados previa que 75% dos recursos dos royalties fossem destinados para a educação e 25% para a saúde. O Senado manteve, em votação na semana passada, esse percentual, mas modificou o item que falava sobre os contratos já assinados. Enquanto os deputados entenderam que os royalties de todos os contratos cuja exploração começou após 3 de dezembro de 2012 devem ser repassados para a educação, o Senado disse que essa regra vale apenas para a parte da União. Para os Estados e municípios, seria mantida a proposta do governo federal de repasse dos recursos apenas para os contratos assinados após dezembro de 2012. O entendimento do governo é que essa medida evita novas ações judiciais por parte de Estados produtores de petróleo. 

Publicidade

Outra mudança feita no Senado que interfere no montante de recursos está relacionada ao Fundo Social. O projeto aprovado na terça-feira destina 50% dos rendimentos dos recursos recebidos pelo fundo, e não 50% do total do fundo, como estipulou a Câmara. 

O projeto voltou para a Câmara esta semana para verificar se os deputados aceitam as mudanças feitas pelos senadores ou se retornam ao texto original. Depois, a proposta segue para sanção da presidente.

Foto: Terra

Fonte: Informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se